Embora a análise preliminar das informações das caixas-pretas do Airbus A320 da TAM não tenha indicado qualquer falha mecânica ou eletrônica que possa ter provocado o acidente ocorrido em 17 de julho no Aeroporto de Congonhas, a Aeronáutica ainda não descartou essas hipóteses.
Segundo a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira (FAB), a empresa Airbus, fabricante da aeronave, se precipitou ao divulgar que o avião não tinha nenhum problema.
Assessores da Aeronáutica afirmam que de fato a Airbus foi autorizada a divulgar a seus clientes um informe sobre os registros das caixas-pretas, mas com a explicação de que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) continua apurando as causas do acidente.
E que, embora as gravações, a princípio, não tenham revelado evidências de uma pane nos equipamentos, a comissão responsável pela investigação ainda pode descobrir algum problema no avião que tenha contribuído para o acidente.
Ontem, ao depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados, o vice-presidente de segurança de vôo da Airbus, Yannick Malinge, declarou que o Cenipa teria atestado que o acidente não foi causado por problemas da aeronave.
Ao tentar afastar a hipótese de que o Airbus A320 tenha apresentado algum defeito, Malinge sugeriu que o acidente ocorreu devido a falha dos pilotos.
A versão dele, de que a nota divulgada pela Airbus no último dia 2 contou com a aprovação do Cenipa, gerou protestos dos deputados.
Lembrando que em seus depoimentos, tanto o chefe do Cenipa, brigadeiro Jorge Kersul, quanto o responsável pela investigação do acidente, tenente-coronel Fernando Camargo, evitaram apontar as causas do acidente com base no argumento de que as investigações não estavam concluídas e que não queriam se precipitar, os parlamentares questionaram a razão pela qual o órgão teria autorizado a companhia aérea a divulgar uma informação que a favorecia.
Eles chegaram a discutir que ambos sejam reconvocados a depor na semana que vem a fim de explicar o episódio.