terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Aeronáutica inicia vistoria para homologação de equipamentos no aeroporto de Sinop

PUBLICIDADE

A vistoria de homologação técnico-operacional da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e Tráfego Aéreo (EPTA) entre outros equipamentos está sendo feita pelo comando da Aeronáutica, através do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), de Manaus, no Aeroporto Presidente João Figueiredo, esta tarde. A informação foi confirmada pelo representante da União das Entidades de Sinop (Unesin), Nilson Ribeiro, ao Só Notícias.

“Os equipamentos já estão em funcionamento, mas precisam passar por essa vistoria para ser legalizado e homologado oficialmente pela Aeronáutica. A previsão é que a vistoria seja concluída até quinta-feira. Após isso, se eles encontrarem algo incompatível com o processo de homologação será feita a readequação necessária”, disse Ribeiro.

Conforme Só Notícias já informou, anteriormente a secretária municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann explicou, que além da EPTA e do Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI), a prefeitura tem trabalhado nas etapas de certificação, começando pelo desenvolvimento da Area Navigation(RNAV), que é um método de navegação que aperfeiçoa a operação de aeronaves em condições de baixa visibilidade.

O RNAV funciona como uma carta de voo com uma rota de aproximação do aeroporto traçada, lida com sinal de GPS, que guia o piloto para o procedimento de pouso em condições pouco favoráveis. "Esse procedimento é importante, porque facilitará e dará segurança aos pilotos no momento do pouso, sendo um componente da certificação IFR", disse Mallmann.

Todas as ações envolvendo o aeroporto municipal estão sendo desenvolvidas em conjunto com as União das Entidades de Sinop (Unesin), que é formada por 25 entidades.  Uma comissão com cinco representantes acompanha todo o processo, por meio de uma empresa, representada pelo Comandante Hammer, contratada pelas entidades, e que faz os trabalhos de assessoria e consultoria.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros fazem resgate de porco-espinho em Mato Grosso

O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado para realizar...

Carreta pega fogo e carga de algodão é destruída em rodovia de Mato Grosso

O incêndio envolvendo um veículo de carga de modelo...
PUBLICIDADE