A advogada Maria José de Moraes, Vice-Presidente da OAB em Sorriso, é a única representante da classe dos advogados no “Projeto Estratégico de Desenvolvimento – MT + 20”.
Conforme Maria José, trata-se de termo de cooperação técnica em que o governo do Estado firmou com representantes do Poder Legislativo, Judiciário, Ministério Público, empresários da indústria e do comércio, representantes de instituições de ensino e outras instituições da sociedade civil organizada, na participação e execução do Projeto Estratégico de Desenvolvimento “MT+20”.
O MT+20 é um plano de desenvolvimento estratégico de longo prazo para o Mato Grosso sugerido pelo Governo do Estado a toda a sociedade civil mato-grossense, envolvendo todos os segmentos da sociedade civil. As oficinas de discussão prevêem um Planejamento Estratégico de 2006 a 2026 e não pode ser confundido com plano de governo, pois segundo ressaltou o próprio governador Blairo Maggi: “Ele é um planejamento que vai continuar, independente de quem estará à frente governo. É um plano que será feito pela sociedade para atender suas necessidades e deve orientar as ações de governo daqui para lá”.
Segundo a advogada, “a iniciativa deve ser vista como uma atitude ousada do Governo de Mato Grosso, pois, visa discutir a realidade do Estado e quais as ações que devam ser criadas, implementadas ou alteradas a fim de nortear o desenvolvimento integrado, respeitando-se as características de cada região”.
Na sua opinião, “Se já houvesse um planejamento estratégico em vigor, com certeza o agro-negócio na região não entraria em colapso, pois, o Estado já teria desenvolvido sua própria política para o setor e não ficaria à mercê do Governo Federal. Provavelmente não estaríamos dependendo apenas da produção e exportação da soja (monocultura) e teria havido incentivo no desenvolvimento sustentável de diversas cadeias produtivas na região, inclusive do biodiesel”.
A questão ambiental também é um foco muito forte observado nos encontros, com a necessidade do zoneamento econômico social de todo o Estado, detectando os recursos naturais que devem receber maior proteção para o desenvolvimento sustentável.
As oficinas vêm sendo realizadas desde o ano de 2005 em Cuiabá e no início de junho irão ocorrer em Sorriso que é pólo regional. “A participação da sociedade civil e dos gestores públicos é fundamental para o direcionamento e implantação do Plano Estratégico com sucesso”, enfatiza a advogada.
Para o presidente da OAB em Sorriso, Silas do Nascimento Filho “A presença de Maria José de Moraes neste projeto, como representante da Ordem dos Advogados do Brasil, é motivo de orgulho para todos os advogados de Mato Grosso, em especial para a nossa subseção. Entendemos que um projeto como esse, de tamanha envergadura, terá no futuro, importância decisiva para o desenvolvimento sustentado do nosso Estado e da nossa gente, merecendo receber especial atenção nossa como dirigentes de Ordem”.