Uma onça pintada atacou o turista João Victor Brás, 16, próximo a Reserva Ecológica do Taiamã, na região de Cáceres (225 km a oeste de Cuiabá). O adolescente foi atingido na cabeça, sobreviveu e está internado no Hospital São Luiz. Ele fazia parte de um grupo de turistas mineiros que visitam o Pantanal para pescar.
De acordo com informações do capitão da Marinha, Pedro Garcia, o ataque aconteceu na tarde de quarta-feira (14), região distante 190 km de Cáceres. O grupo estava na embarcação São Lucas do Pantanal, mas para a pesca eles se dividiram em pequenos barcos. Quando o grupo em que estava João Victor se aproximou de um barranco do rio Paraguai, a onça saltou e atacou o jovem.
O piloto do barco, com a ajuda de um remo, bateu no animal, que largou a vítima. João foi levado às pressas ao hospital. Segundo o capitão, o rapaz passou por uma cirurgia, está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o estado de saúde é estável. A Marinha está informando os pescadores para se aproximarem somente de margens onde a mata é aberta.
Outros casos – Este é o terceiro ataque de onça em 3 anos. Em junho de 2008, Luiz Alex da Silva Lara, 22, morreu enquanto dormia. O animal invadiu a barraca em que estava o rapaz e o seu pai.
O segundo ataque ocorreu em abril deste ano quando uma onça surpreendeu o técnico ambiental da reserva Taiamã, Valdemar Ortega, 53. Ele percorreu aproximadamente 50 metros para ligar o motor que produz energia elétrica para a sede e no retorno foi atacado pela onça. Ortega sofreu apenas escoriações.