PUBLICIDADE

Adoção dirigida é permitida apenas em 3 situações

PUBLICIDADE

A adoção dirigida é permitida apenas em três situações que estão especificadas na Nova Lei da Adoção, portanto, qualquer tipo de entrega direta de uma criança para pais ‘de coração" é considerado crime. O tema foi abordado pela juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, Helena Maria Bezerra Ramos, na palestra que tratou da impossibilidade jurídica da adoção ‘intuito personae" no ordenamento jurídico brasileiro, durante o ‘Encontro Nacional da Ceja-MT".

A magistrada explicou que o ‘intuito personae" ou adoção dirigida só é legal quando ocorre um pedido de adoção unilateral. Esse caso acontece quando o padrasto quer adotar o filho da companheira ou vice-versa. "Essa possibilidade é aceita, mas vale ressaltar que antes da concretização a mãe ou o pai biológico são procurados para darem a anuência à destituição do poder familiar ou para que registrem o filho", ressaltou.

Em outra situação, a adoção dirigida também é permitida quando realizada por parentes colaterais, ou seja, tios e primos. Mas para tanto, tem que ficar comprovado a afetividade e o convívio da criança com os pretendentes. Já os parentes ascendentes (avós, bisavós e irmãos) não podem adotá-la.

A adoção também pode ser realizada por quem já possui a tutela ou a guarda oficial da criança, que deve ter mais de três anos. "Além disso, o juiz vai analisar o tempo de convivência entre ambos para decidir sobre a sentença", completou a magistrada. "Precisamos deixar claro que não é crime a mãe entregar o filho biológico para a adoção. Crime é fazer a entrega direta e o Judiciário tem que coibir esse tipo de adoção", finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão com veículo resulta na morte de motociclista em Sinop

Um grave acidente esta noite na MT-140 deixou um...

Justiça manda a júri homem e mulher acusados de matar freteiro em Sinop

A Justiça determinou que sejam submetidos a júri popular...

Prefeitura vai adquirir novos equipamentos para ampliar ensino musical em Nova Mutum

O poder executivo em Nova Mutum realizará processo licitatório,...
PUBLICIDADE