PUBLICIDADE

Acordos judiciais entre clientes e banco em MT chega a 70% na semana de conciliação

PUBLICIDADE

A Semana Nacional de Conciliação que está sendo feita pela justiça mato-grossense tem proporcionando diversos acordos entre as partes e encerrado ações que estavam tramitando hávários meses. As "brigas" entre clientes e bancos estão entre as que mais foram resolvidas. De 85 sessões de conciliação marcadas em Cuiabá, entre um banco e clientes, por exemplo, 67 foram realizadas e em 50 (74.62%) houve acordos, índice considerado excelente pela presidente do Núcleo, desembargadora Clarice Claudino da Silva. "Estamos muito felizes pois o resultado superou nossa expectativa, que era em torno de 40%. Isso vai influir na média geral do evento", enfatizou a presidente.

A magistrada ainda destacou outro bom resultado: a grande procura das pessoas pela conciliação. "Muitos que não fecharam acordo durante a Semana Nacional mantém a possibilidade do diálogo e negociações. A receptividade das pessoas melhora cada vez mais", pontuou. Ela também frisou que a iniciativa do próprio banco em indicar processos para a conciliação demonstra uma mudança de postura, que faz parte de todo o processo. "Estamos deixando aquele tempo em que se tentava protelar os processos. A participação de instituições indica isso. Nossa tentativa de fomentar uma nova postura está no caminho certo", analisou.

As sessões de conciliação de processos que tinham o Banco do Brasil no pólo passivo foram realizadas no Fórum de Cuiabá. Sete conciliadores conduziram as sessões. O montante total atingiu os R$ 151.162,00. "Os processos referiam-se a descumprimento de acordo, juros abusivos e devolução de cheques. Atuamos em sete conciliadores e concluímos os processos rapidamente. Houve disposição de ambas as partes", revelou o conciliador Diego Vitor Rodrigues Prudêncio.

O advogado Mário Olímpio Medeiros Neto atuou em um processo que questionava um desconto indevido feito pelo banco e gostou do acordo firmado. "A conciliação é muito boa também para o advogado. Indico que as partes tenham seu representante, o que assegura ainda mais seus direitos. Especificamente sobre o acordo fechado com o Banco do Brasil, digo que atendeu nossa expectativa", pontuou. Edivá Gomes Procópio da Silva avaliou positivamente o acordo. "Achei que foi proveitoso. Cada um tem que ceder um pouco a fim de se chegar ao acordo. Isso reduz o número de ações. Indico a outras partes que também tenham processos", salientou a parte que firmou acordo.

Conciliação – A desembargadora Clarice Claudino da Silva ainda asseverou que as partes podem requisitar a conciliação a qualquer tempo. O contato pode ser feito com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso, pelo telefone (65) 3617- 3659, pelo contato direto com o gestor da vara onde tramita o processo ou ainda por meio do advogado responsável pelo processo.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça determina saída de paciente com transtorno mental de presídio comum em Mato Grosso

O Tribunal de Justiça determinou a imediata desinternação de...

Anta é flagrada por moradores “invadindo” casas e empresas no Nortão

A fêmea adulta de anta-brasileira (Tapirus terrestris) foi avistada,...

IBGE abre 376 vagas em MT com oportunidades em Sinop, Sorriso, Nova Mutum e mais cidades

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu...
PUBLICIDADE