PUBLICIDADE

Acordo entre município e MPE prevê cumprimento da Lei de Acesso à Informação

PUBLICIDADE

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Lisú Koberstein, assinou Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público Estadual comprometendo-se em promover, no prazo de 90 dias, a adequação do site oficial da municipalidade para atender as exigências previstas na Lei de Acesso à Informação. O descumprimento das obrigações assumidas implicará no pagamento de multa diária pessoal ao prefeito, que varia de R$ 500 a R$ 1 mil.

De acordo com o documento, para controlar e gerenciar os processos, protocolos e documentação em geral do município, a administração terá que instalar ou atualizar sistema de protocolo eletrônico. A medida tem como objetivo assegurar a qualquer cidadão ou órgão público a possibilidade de acompanhar o andamento de suas solicitações.

O referido sistema, segundo o Ministério Público, deverá atender às diretrizes traçadas pela Lei Federal 12.527/11. Entre as exigências, estão a disponibilização de ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão; acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina; garantia da autenticidade, integridade e atualização das informações disponíveis; indicação de local e instruções que permitam ao interessado comunicar-se por via eletrônica ou telefônica com a administração municipal; e informações sobre a tramitação de documentos de suas respectivas unidades e protocolizar documentos e requerimentos de acesso a informações.

Para concretizar as adequações, o município deverá consultar o Manual de Cumprimento da Lei de Acesso à Informação, elaborado pela Rede de Controle da Gestão Pública em Mato Grosso. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Justiça dá prazo para cidade em Mato Grosso instalar rede de água em bairro

A Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso garantiu,...

Comarca de Sorriso debate efeitos da adultização infantojuvenil nas redes sociais

A segurança digital e a adultização infantojuvenil, fenômeno que...
PUBLICIDADE