As 48 recuperandas da cadeia de Tangará de Serra se beneficiaram com diversas ações executadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). Visando o resgate da dignidade e a reintegração das recuperandas à sociedade, o governo do Estado realizou eventos como a comemoração ao Dia das Mães, que teve como diferencial uma gincana com foco no combate ao tabagismo e a hipertensão.
O provão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com vistas a utilização do processo educacional como ferramenta de reinserção social e o curso profissionalizante de Artesanato em Couro Bovino, que capacitou as recuperandas a uma nova profissão também se destacaram no processo de humanização destas cidadãs.
Em outubro foi realizada na unidade uma ação de prevenção e tratamento do câncer de mama, como parte dos eventos executados durante o Outubro Rosa. “Elas assistiram palestras, foram examinadas e depois encaminhadas ao Centro de Especialidades”, conta a diretora da unidade, Patrícia Donida Crestani.
O secretário Adjunto de Administração Penitenciária, coronel PM Clarindo Alves de Castro, acrescenta que quase uma dezena de cursos foram oferecidos no período de um ano, além de ações em outras áreas.
“O Curso Profissionalizante de Auxiliar Administrativo, bem como os eventos alusivos à assinatura da Declaração dos Direitos Humanos e a realização do Enem comprovam o compromisso da pasta em cumprir com os ensejos do governador Silval Barbosa, de criar uma realidade focada na humanização do recuperando”, diz Castro.
Entre os parceiros, destacam-se a Prefeitura de Tangará da Serra, a Fundação Nova Chance (Funac), entidades do Sistema S, Sindicato Rural do município, Judiciário, órgãos não-governamentais e sociedade civil organizada.