sábado, 12/julho/2025
PUBLICIDADE

Ações do governo mostram a importância do turismo para Mato Grosso

PUBLICIDADE

O pacote de medidas anunciado durante a Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2016) demonstra a importância dada pelo Governo do Estado à atividade, considerada estratégica para a economia de Mato Grosso. Incentivo à aviação regional e internacional, linha de crédito para as empresas, retomada do conselho e dados estatísticos estão entre as novas ações do Programa de Fomento ao Turismo (Pró-Turismo) criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e que tem os três pilares formados pela infraestrutura, divulgação e promoção e qualificação.

A linha de crédito específica para o setor a ser oferecida pela Agência de Fomento de Mato Grosso (MT Fomento) está incluída na infraestrutura. “Nosso objetivo é dar condições para que os empresários possam equipar melhor suas pousadas e hotéis e comprar equipamentos para seus atrativos turísticos”, afirma o secretário adjunto da Sedec, Luis Carlos Nigro.

A MT Fomento ofertará até R$ 600 mil, por tomador, com taxa de juros a partir de 6,43% com prazo de pagamento de até 84 meses e carência de dois anos.

Em outra frente de ação, dentro do pilar de infraestrutura do Pró-Turismo, desde o início da atual gestão a Sedec já vem trabalhando com o Programa de Desenvolvimento do Turismo Sustentável (Prodestur), que visa melhorar os acessos a municípios turísticos do Estado. Ao todo são 23 projetos que somam mais de R$ 250 milhões captados junto ao BNDES para obras. 

“O turismo consegue, na sua essência, fazer os quatro pilares do desenvolvimento sustentável andarem juntos: o social, o econômico, o ambiental e o cultural. E é no município, onde estão os atrativos turísticos, que essas pilastras se formam”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo.

Outra grande ação diz respeito ao fomento à aviação, com o Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional (Voe MT) sancionado pelo governador Pedro Taques durante a FIT. “Queremos nos voltar de frente para os países vizinhos da América do Sul e aos países andinos e os voos internacionais serão fundamentais nesse processo de reaproximação”, disse o chefe do Executivo Estadual, que lidera até quinta-feira (28) a Caravana de Integração a essas localidades.

O Voe MT consiste no incentivo fiscal, com redução de 20% a 84% na base de cálculo do ICMS incidente sobre o querosene de aviação e lubrificantes, às companhias aéreas que expandirem voos para municípios mato-grossenses, e isenção para aquelas que abrirem rotas internacionais regulares em pelo menos um município do Estado. A alíquota atual do ICMS é de 25% para o combustível de avião.

“Cabe agora a cada empresa fazer seus investimentos e não tenho dúvida de que mesmo com as crises econômica e política pelas quais passa o país, Mato Grosso é um mercado atraente para as companhias aéreas”, afirma o secretário Seneri ao informar que algumas empresas já demonstraram interesse em expandir a atividade no Estado e aguardam o momento mais oportuno.

Durante a FIT Pantanal, o governador também sancionou o Conselho Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Cedtur), a ser presidido pela Sedec, com formato consultivo e deliberativo. Esse modelo é uma reivindicação antiga do setor, que no formato anterior tinha participação limitada a sugestões.

Também foi apresentado no evento o boletim Turismo em Números. O objetivo é ter dados estatísticos do setor para servir de base para a elaboração de políticas públicas e direcionamento de ações próprias do setor privado. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE