Mato Grosso encerrou 2012 com alta no número de acidentes envolvendo aeronaves. Só Notícias teve acesso a um relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que aponta 19 ocorrências, contra 13, do ano anterior. Foram seis acidentes a mais, representando crescimento de aproximadamente 46%. A maioria deles envolvendo aviões agrícolas. Houve apenas um registro com helicóptero. Óbitos ou feridos não são apontados.
O documento mostra que 12 acidentes foram registrados em Cáceres, Nova Brasilândia, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Sinop, Canarana (2), General Carneiro, Sorriso, Poconé, Primavera do Leste e Ipiranga do Norte. Os municípios onde aconteceram os outros 7 não são informados.
Entre os tipos de ocorrências, a perda de controle em voo e solo, problemas com trem de pouso, pouso brusco, falha no motor em voo, pouso longo, colisão com obstáculo no solo, fenômenos meteorológicos e estouro de pneu são apontadas para os incidentes.
Conforme Só Notícias já informou, o primeiro acidente deste ano, envolvendo aeronave na região aconteceu no dia 6. O piloto Rubens Fritsch, 29 anos, faleceu na queda de um avião agrícola, na comunidade Itambiquara, a cerca de 50 quilômetros de Lucas do Rio Verde. A polícia apura a versão que ele teria tentado pousar e uma rajada de vento teria tirado o avião do trajeto, atingido uma placa de sinalização e a rede elétrica.
O avião caiu de bico e a parte traseira ficou “enroscada” em cabo da rede elétrica. Rubens faleceu na hora.