Uma academia de musculação que servirá tanto aos agentes penitenciários da Cadeia Pública de Barra do Garças como aos policiais militares e civis, e aos soldados do Corpo de Bombeiros do município, está sendo construída por dez recuperandos da unidade penal.
O Executivo Estadual tem firmado parcerias com o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública no sentido de dar uma nova chance para os privados de liberdade. “Desempenhar qualquer atividade laborativa ou de estudo faz com que o condenado resgate parte da reprimenda que lhe foi imposta, diminuindo seu tempo de duração”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Frederico de Oliveira Dorilêo.
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT), tem investido na reinserção social da população carcerária de Mato Grosso, oferecendo cursos de capacitação e oportunizando a profissionalização destes cidadãos, bem como tem tornado o trabalho fora das cadeias parte de seu cotidiano.
Parte importante desse mecanismo é o Conselho da Comunidade, que promove a aproximação da comunidade com a prisão e da prisão com a comunidade, por meio do Conselho da Comunidade, pode favorecer o desvelamento e o enfrentamento de esquemas que originam e reforçam a criminalidade.
Os Conselhos da Comunidade operam como um mecanismo de que a prisão e as pessoas lá detidas integram a sociedade e não um mundo à parte e também para que a sociedade civil possa efetivamente atuar nas questões do cárcere, quer para humanizá-lo, quer para que as pessoas que lá estão possam retornar ao convívio social a partir de uma perspectiva mais reintegradora.