A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) completa 17 anos zelando para garantir a crianças e adolescentes carentes em tratamento contra o câncer o direito de alcançar a cura com qualidade de vida. A importância do trabalho da instituição é grande para Laura Maria Santos,de Itiquira (353 km de Cuiabá), mãe de um menino de 7 anos diagnosticado com câncer no intestino em janeiro de 2015. A mãe conta que encontrou o amparo que precisava na Casa de Apoio. “Aqui temos abrigo e conforto para cuidarmos do tratamento das crianças, mas também a oportunidade de conhecer outras mães e trocar experiências, dá ânimo e esperança”, afirmou.
Segundo Laura, apesar do pânico dos momentos seguintes ao diagnóstico, hoje acredita que “é possível a recuperação dele, porque conheci outras mães aqui na AACCMT vivendo o mesmo drama e crianças se recuperando”. Para Rosilene Cavalcante, de Nova Olímpia (205 km de Cuiabá), não foi diferente, descobrir que seu filho de 17 anos precisava enfrentar uma batalha para vencer a leucemia foi um choque. Quero dizer para pais e mães que nunca tenham medo de ir atrás e cobrar dos médicos mais exames e um diagnóstico confiável, isso pode salvar a vida do seu filho e que não tenham se ele tiver câncer, porque existem instituições que podem ajudar”.
De acordo com Benildes Firmo, fundador da AACCMT, entre 2014 e o ano passado, cresceu em 52% o número de novos casos atendidos. “A procura pelo nosso trabalho está aumentando e chegar aos 17 anos na construção de uma realidade melhor para as famílias dessas crianças e para elas, nos motiva a continuar”.
São atendidos pela instituição beneficiários de todo o Estado e ainda de outros Estados que necessitam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá. Trata de crianças e adolescentes tem entre 0 e 19 anos.
Atualmente, são disponibilizados 40 leitos e para hospedar gratuitamente a criança e seu acompanhante. Só em 2015, a AACCMT atendeu a 2.444 crianças e adolescentes oferecendo 34.158 refeições, 9.326 diárias de hospedagem na Casa de Apoio, 1.494 acompanhamentos pedagógicos.
O sucesso na realização dessa causa se deve ao apoio de voluntários, de empresas socialmente responsáveis e da sociedade mato-grossense. A AACCMT contra com 6 mil doadores ativos entre pessoas físicas e jurídicas, 33 colaboradores, mais de 60 voluntários que atuam constantemente na casa e nas ações externas, chegando a 500 voluntários durante a realização do Mcdia Feliz, somente em Cuiabá e Várzea Grande.
Saiba mais sobre como participar das ações e projetos desenvolvidos pela AACCMT, ligue (65) 3025 0800 ou acesse www.aaccmt.org.br. Para ser um doador, basta entrar em contato pelo telefone (65) 3025 0836, um atendente faz seu cadastro e passa as orientações. Para conhecer a Casa de Apoio basta fazer uma visita na Rua do Cajú, 329, Jardim Alvorada.
Na comemoração do aniversário da AACCMT, dia 25, além das festividades junto aos que colaboraram por esta causa, a entidade recebe representantes de uma rede de supermercado que realiza a campanha Troco Solidário. As ações aconteceram ao longo de três meses (de janeiro a março) em 10 lojas e foram treinadas 450 operadores de caixa.
A informação é da assessoria.