O programa Família Acolhedora Aconchego – Protegendo no Presente, Construindo o Futuro está com inscrições abertas para famílias que desejam oferecer um ambiente seguro e acolhedor para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa, promovida pela secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde, visa proporcionar acolhimento temporário a crianças e adolescentes que, por diversos motivos, estão em medidas de proteção.
Por meio do programa, as famílias acolhedoras recebem capacitação e apoio técnico contínuo, garantindo que possam desempenhar esse papel com responsabilidade e afeto, informou a pasta. Além disso, recebem auxílio financeiro para contribuir com as despesas básicas da criança ou adolescente durante o período de acolhimento.
A família acolhedora que obtiver a guarda temporária receberá uma Bolsa-Auxílio, por criança ou adolescente, para pagamento de despesas relativas à alimentação, vestuário, lazer, higiene, entre outras. O valor da bolsa será de um salário-mínimo.
Para se tornar uma família acolhedora, é necessário atender a alguns requisitos, como ter mais de 21 anos, não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção, apresentar disponibilidade afetiva e emocional para acolher uma criança ou adolescente temporariamente, residir no município onde o programa está sendo desenvolvido e passar por avaliação e capacitação oferecida pela equipe técnica do programa.
As famílias interessadas podem realizar a inscrição diretamente na Secretaria de Assistência Social ou por meio do site oficial do município. Após a inscrição, a equipe técnica entrará em contato para dar continuidade ao processo de seleção e preparação dos candidatos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.