PUBLICIDADE

87 casos de H1N1 são confirmados em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Mato Grosso confirmou 87 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até o dia 31 de agosto deste ano, segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Outros 183 registros aguardam os resultados dos exames para confirmar ou descartar a gripe H1N1. Destes, 57 ocorrências estão registradas na Capital, dentre eles há um bebê de 11 meses. Já 33 foram notificados com resultado de alta ou cura.

Durante o mesmo período, 13 pessoas vieram a óbito pela doença, sendo 11 homens e duas mulheres. As mortes foram registradas na Grande Cuiabá, e em outras oito cidades, sendo elas, Paranaíta, Nova Mutum, Alta Floresta, Rondonópolis, Campo Novo do Parecis, Guarantã do Norte Juara e São Pedro da Cipa. Por outro lado, 21 óbitos ainda aguardam o resultado dos exames. Os falecidos com resultado positivo para a gripe H1N1 têm idades variadas entre um e 78 anos.

O exame laboratorial pode demorar até 60 dias para emitir o resultado. De acordo com os dados da secretaria, os registros atingiram o número mais alto, 196 ocorrências confirmadas, em 2009, quando ocorreu a pandemia no país. Nos anos seguintes, até 2013, foram totalizados 16 casos. Já em 2014, este número subiu para 44 ocorrências e no ano passado, caiu a zero.

Os dados relacionados à doença são obtidos por meio da alimentação do sistema de notificações, por isso, a secretaria ressalta aos municípios que é preciso registrar os casos para acompanhamento.

Para evitar novos casos, a secretaria ressalta que é preciso que a população esteja atenta a cuidados básicos como lavar sempre as mãos com água e sabão e ainda passar o álcool em gel; sempre que for tossir ou espirrar usar lenço descartável para cobrir a boca e nariz; evitar o contato com doentes, para não correr o risco de contágio; se tocou em objetos coletivos, como corrimão, não colocar as mãos nos olhos, boca ou nariz; objetos de uso pessoal, como copos e talheres, não devem ser compartilhados.

Entretanto, havendo os sintomas, não deixe de procurar um médico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sema habilita municípios do Nortão para emissão de licenças e fiscalização ambientais

A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) oficializou hoje...

Estudantes e professores do IFMT participam da Copa Mundial de Robôs em Salvador

Uma delegação formada por estudantes e professores do Instituto...
PUBLICIDADE