sábado, 20/abril/2024
PUBLICIDADE

8 missas serão realizadas em Sinop durante o Dia de Finados

PUBLICIDADE

Durante todo o dia, as paróquias das Igrejas Católicas de Sinop estarão empenhadas para a realização das missas do Dia de Finados. Ao todo, as 4 paróquias da cidade realizarão 8 missas, algumas nas matrizes e outras no cemitério.

A paróquia Santo Antonio realizará uma missa às 08:00h no cemitério e uma às 19:30h na matriz, que fica na esquina da avenida das Sibipirunas com a avenida das Embaúbas. A paróquia São Camilo realizará uma missa às 19:30h na matriz, situada na esquina da rua das Primaveras com a avenida das Palmeiras.

Às 08:00h e às 18:00h haverá missa na matriz da paróquia São Francisco de Assis, que fica na avenida dos Ingás, no bairro Jardim Imperial. E a paróquia São Cristóvão, situada na rua Colonizador Enio Pipino, no bairro São Cristóvão, fará missas às 08:00h e às 19:30h no na matriz e às 10:00h no cemitério.

O bispo de Sinop, Dom Gentil Delazari, disse, ao Só Notícias, que a data serve como um dia de reflexão para os cristãos e para relembrar as pessoas que já se foram. “O Dia de Finados foi criado pela Igreja Católica com o objetivo de ajudar as pessoas a lembrarem dos antepassados, reconhecer seus valores, sua importância e significado”, explica.

“É também uma data de reflexão para o ser humano. Temos que ter a consciência de que somos perecíveis e todos vamos morrer um dia. É então que vem o momento em que também temos que refletir sobre nossas ações em vida, sobre o que estamos fazendo durante nossa passagem pela terra”, acrescenta.

O bispo afirma, ainda, que segundo os ensinamentos de Jesus Cristo “todo aquele que crê em Cristo, ainda que na morte, viverá. Jesus disse que todos que vivem na sua fé viverão na ressurreição com ele”.

O Dia de Finados surgiu no Oriente, pela iniciativa do abade Cluny, santo Odilon, que no ano 998, estabeleceu esta comemoração solene para orar por aqueles que estavam no purgatório. No Ocidente, no século XIV, Roma aceitou esta celebração, que se estendeu a toda cristandade.

Os cristãos, primitivamente, recordavam em seus lares seus entes queridos já falecidos. Depois, pouco a pouco, esse culto doméstico foi se transformando numa festa mais abrangente. Hoje os cristão costumam decorar os túmulos com flores, castiçais de prata e velas acesas.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE