Pelo menos 75% dos 80 setores onde é realizada a contagem populacional e o censo agropecuário, pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), já foram concluídos e os técnicos trabalham em outros 20.
A agente responsável pela unidade Adriana Araújo informou que em alguns setores na área rural não foram localizados os responsáveis. Algumas dificuldades técnicas também afetaram o andamento dos trabalhos. “Esperamos que prorrogue o prazo por mais uns dias para podermos solucionar algumas pendências. Aconteceu de apagar alguns dados do PDA (equipamento utilizado para registro dos dados), e, tivemos que colocar o recenseador novamente para refazer”, destacou.
As informações preliminares devem ser divulgadas ainda este mês. É com base no número de moradores que o Governo Federal define os recursos para saúde, educação, assistência social, dentre outras áreas, repassados para cada município.
Já os resultados do censo agropecuário serão divulgados em etapas. De outubro deste ano até setembro de 2008 serão apresentadas informações em níveis geográficos para como o número de estabelecimentos agropecuários e área total, área de terras próprias, entre outros.
Ontem, o IBGE de Mato Grosso informou que a coleta de dados no Estado foi prorrogada até 15 de agosto, atendendo um requerimento protocolado pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM.