70% dos mesários convocados para trabalhar nas eleições em Sinop compareceram sábado, no auditório da Unemat, para receberem o primeiro treinamento da Justiça Eleitoral sobre os procedimentos a serem tomados no dia da votação. 748 mesários trabalharão como presidentes das seções, secretários e mesários em mais de 250 seções.
O treinamento consiste em orientá-los sobre o funcionamento das urnas eletrônicas e emissões de documentos como a zerésima (comprovante que a urna não tem nenhum voto), preenchimento das atas com as ocorrências durante o período de votação e o fechamento das urnas com a emissão do boletim com o resultado da votação em cada seção. Cópias são emitidas para os fiscais de partidos, uma fica colada na porta da seção e a original vai para a justiça
O chefe do Cartório Eleitoral em Sinop, José Hamilton Pexe, informou hoje, ao Só Notícias, que os faltosos poderão ir esta semana ao cartório (ao lado do fórum) para receberem as instruções. “Este trabalho será intensificado no dia 7 (feriado) das 14 às 18:00hs e no sábado (9) no mesmo horário. No dia 14 de setembro (aniversário de Sinop), também faremos treinamentos”, explicou.
Os que não compareceram e não justificarem, podem ser multados ( até R$ 350) e o Ministério Público pode compreender que a não convocação foi um crime eleitoral, além do faltoso ter restrições com a Justiça Eleitoral.