Dos 141 municípios mato-grossenses que passaram pela última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), 59 não alcançaram a média estipulada pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que 41,8% dos alunos do 9º ano (8ª série) tiveram um desempenho abaixo do esperado. Em contrapartida, quando se trata de alunos do 5º ano (4ª série), 126 cidades do Estado superaram a média proposta para o ano de 2015. Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vê dados como positivos e tem expectativa de melhorar as médias na próxima edição, em 2017.
De forma geral, alunos que cursam o 5º ano em escolas públicas superaram as médias estipuladas pelo Ideb em 2013, quando foi realizada a penúltima avaliação. As notas ficaram entre 2,9 e 6,4, sendo a primeira atribuída ao município de Nova Nazaré (269 km a Leste) e a última a Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte). A nota que o Ideb estipulou para estes alunos, para 2015, era de 4.9 e Mato Grosso a superou, chegando a 5.5. Os índices superiores a 90% colocaram o Estado entre as cinco unidades federativas em que o conjunto de municípios superou as expectativas.
A média estipulada para os alunos do 9º ano foi de 4.2 e também foi superada, registrando o índice de 4.5. Entretanto, ao analisar as médias dos municípios de forma isolada, 59 não alcançaram a marca estabelecida, permanecendo na nota de 2013 e, em alguns casos, regredindo.
Segundo o levantamento, a rede municipal detém mais de 80% da matrícula pública nos anos iniciais do ensino fundamental e, por isso, a análise dos resultados desta rede é tão importante. Neste caso, no país, são mais de 5 mil sistemas de ensino responsáveis pela oferta desta etapa. O Ideb aponta para uma relevante melhoria em todo o território brasileiro, ressaltando as regiões Sul e Sudeste. Em se tratando da região Centro-Oeste, Mato Grosso ficou em segundo lugar, com 119 municípios superando a média estipulada.
A rede privada participa com 17,5% das matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental no país. Apesar de apresentar um Ideb 1,5 ponto superior ao observado na rede pública, a rede privada não alcançou a meta proposta para 2015. Isso aconteceu em 13 das 27 unidades da federação.
Mato Grosso está entre os estados que superaram a média proposta pelo Ideb, entre os alunos até o 5º ano, com a nota de 7,1, quando a estabelecida era 6,6. Já entre os alunos até o 9º ano, a média não foi batida, uma vez que a expectativa era 6.3 e a alcançada foi 6,2.
No ensino médio privado, o índice foi ainda mais baixo. A nota projetada era de 6,1 e a média foi de 5,3.