quinta-feira, 28/março/2024
PUBLICIDADE

2ª Conferência Regional das Cidades será semana que vem em Sinop

PUBLICIDADE

Nas próximas segunda e terça-feiras, 11 e 12 de julho, no anfiteatro da Unemat (Universidade de Mato Grosso) Sinop, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:30h, estará acontecendo a 2ª Conferência Regional das Cidades. Antes de ontem a Prefeitura de Sinop esteve reunida com representantes de vários segmentos da sociedade e de municípios vizinhos para uma Comissão Preparatória definindo os últimos detalhes desta conferência.

A Conferência é um projeto do Governo Federal em parceria com o Ministério das Cidades, que visa fortalecer o Programa de Desenvolvimento urbano das Cidades. Seus locais de realização são escolhidos conforme municípios pólos de cada Estado. Em Sinop, município pólo da região, estarão reunidos mais 7 municípios, sendo, Marcelândia, Itaúba, Feliz Natal, Cláudia, União do Sul, Vera e Santa Carmem.

Os temas que serão debatidos são a participação e controle social, questão federativa, que trata do relacionamento dos municípios com a união; política urbana regional e financiamento do desenvolvimento urbano. Dentro desses temas serão discutidos saneamento, saúde, habitação, trânsito, educação, plano de desenvolvimento, entre outros assuntos que envolvem o contexto de evolução de uma cidade.

A primeira conferência foi em 2003. Durante esta 2ª em Sinop serão nomeados 26 delegados que representarão a região, nos dias 22 e 23 de setembro, durante a 2ª Conferência Estadual de Cidades, em Cuiabá e lá serão escolhidos 43 delegados para representarem o Estado de Mato Grosso, na 2ª Conferência Nacional de Cidades, que acontecerá em Brasília, nos dias 30 de novembro, 1, 2 e 3 de dezembro.

A conferência em Sinop é aberta para toda a população e gratuita. Cerca de 350 pessoas são esperadas. Participaram da reunião de Comissão Preparatória o secretariado da Prefeitura de Sinop, representantes da Câmara Municipal de Vereadores, Empaer (Empresa de Pesquisa Assistência e Extensão Rural) Sinop, Acis, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Sinop, CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Sinop, Aenor (Associação dos Engenheiros do Norte de Mato Grosso), ABO (Associação Brasileira de Odontologia) Sinop, Ong Sinop, Omes (Ordem dos Ministros Evangélicos de Sinop), Usamb (União Sinopense de Associações de Moradores de Bairros), faculdades, universidades e, ainda, representantes de todos os municípios que estarão presentes na semana que vem, durante a conferência.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

IFMT Sorriso prorroga inscrições para dois cursos com incentivos financeiros

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de...

Motociclista morre em acidente com carreta em rodovia no Nortão

O acidente envolvendo uma DAF XF 480 branca e...

Ciclista atropelado por carro é socorrido em Sinop

O atropelamento de um ciclista por um automóvel (marca...
PUBLICIDADE