Prosseguem hoje, em Brasília, os depoimentos de 13 controladores de vôo das torres de Brasília e São José dos Campos, que operavam no dia 29 de setembro, dia da queda do boeing da Gol no Nortão de Mato Grosso. O delegado da Polícia Federal Rubens José Maleiner, começou a ouvir ontem os profissionais e a expectativa é que encerre amanhã.
Os depoimentos podem esclarecer por que o jato Legacy, que se envolveu na colisão com o avião da Gol, voava em 37 mil pés, mesma rota do boeing, no dia 29 de setembro. Pelo plano de vôo, o jato, que saiu em 37 mil pés de São José dos Campos (SP), deveria descer para 36 mil pés quando sobrevoasse Brasília e subir para 38 mil pés a partir do ponto Teres (localizado a 480 km de Brasília), até a capital amazonense.
Mas os pilotos do Legacy teriam perdido contato com a torre e mantido a altitude inicial de 37 mil pés. O avião da Gol seguia de Manaus para o Rio, com escala em Brasília, na mesma altitude. No acidente morreram 154 pessoas.