O Grêmio começou com vitória sua caminhada na Taça Farroupilha. Neste sábado, o Tricolor derrotou o Lajeadense por 2 a 0, dois gols de Zé Roberto, derrubando o último invicto do Campeonato Gaúcho. Foi o primeiro jogo do Grêmio contra um adversário brasileiro na história da Arena, e a primeira vez que Kleber Gladiador jogou pelo Tricolor em 2013.
O Lajeadense esboçou partir para cima no começo, mas logo o Grêmio tomou conta do jogo. A superioridade refletiu em um gol marcado por Zé Roberto aos 30 minutos, em jogada de Pará. Na etapa final, um golaço do camisa 10 gremista definiu de vez o jogo, que era equilibrado.
Os dois times voltam a campo na próxima quarta-feira. O Lajeadense recebe o Cruzeiro-RS no Alviazul, enquanto o Grêmio visitará o Pelotas, na Boca do Lobo. Pela Libertadores, o Tricolor só volta a campo no dia 10 de abril, contra o Fluminense, na Arena.
O jogo – Com time titular, o Grêmio dominou o jogo no primeiro tempo. O Lajeadense tentou jogar de igual para igual nos primeiros minutos, mas logo o Tricolor se organizou e passou a criar chances. A primeira veio aos 15 minutos, quando Barcos cabeceou e Eduardo Martini defendeu com dificuldade.
Aos 22, uma boa jogada dos meias gremistas: Elano deu bom passe para Zé Roberto dentro da área. O arremate do camisa 10 levou muito perigo ao gol dos visitantes. Dois minutos depois, foi Fernando quem recebeu de Elano e bateu da entrada da área para defesa tranquila de Martini. Aos 26, Barcos fintou um zagueiro na área e bateu com força. O goleiro do Lajeadense defendeu, a bola bateu no travessão e saiu.
A superioridade se converteu em gol aos 30 minutos: Pará fez cruzamento para a chegada de Zé Roberto, que fez 1 a 0. Na sequência da etapa inicial, o Tricolor manteve o domínio territorial. A melhor chegada do time visitante foi um cruzamento de Márcio Gabriel afastado por Dida de soco.
O segundo tempo começou equilibrado. Aos 6 minutos, Rafael Aidar driblou Cris e chutou para defesa de Dida. O Grêmio respondeu com Vargas, que fez boa jogada e bateu com a perna direita para boa defesa de Martini. O chileno teve outra boa chance aos 17, após concluir boa jogada de Zé Roberto, mas o chute saiu para fora.
Aos 23, o golaço que definiu de vez a vitória gremista: Barcos deu ótimo passe para Zé Roberto, que encobriu Eduardo Martini e fez 2 a 0 para o Grêmio. O craque gremista recebeu amarelo na comemoração, por tirar a camiseta. A festa da torcida na Arena ficou ainda maior com a entrada de Kleber, aos 27. Foi o primeiro jogo do Gladiador desde novembro, após passar por cirurgia no tornozelo.
Inspirado, Zé Roberto foi quem teve as melhores chances no fim do jogo. Aos 39, ele obrigou Eduardo Martini a uma difícil defesa em cobrança de falta. Dois minutos, Pará fez boa jogada pela direita e o camisa 10, mas Martini pegou com segurança. Aos 44, o meia gremista foi puxado pela zaga dentro da área, mas o árbitro Vinícius Costa ignorou o pênalti.