PUBLICIDADE

Vôlei de praia: Juliana e Larissa conquistam bronze para o Brasil

PUBLICIDADE

A 101ª primeira medalha do Brasil na história dos Jogos Olímpicos foi conquistada pelo vôlei de praia, modalidade que o País está acostumado a dominar em competições mundiais. Nesta quarta-feira, Juliana e Larissa viraram o jogo sobre as chinesas Xue e Zhang e conquistaram o bronze do torneio feminino das Olimpíadas de Londres, com parciais de 11/21, 21/19 e 15/12.

A vitória das brasileiras foi observada de perto pelo príncipe Harry, que compareceu à arena montada em Londres. O membro da realeza visitou o Brasil neste ano e, durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, jogou vôlei de praia no Flamengo vestindo uma camiseta da Seleção Brasileira de futebol.

A virada de Juliana e Larissa representa a volta do Brasil ao pódio do vôlei de praia feminino nos Jogos Olímpicos. Em Pequim-2008, o País ficou sem medalhas pela primeira vez desde que a modalidade entrou no programa olímpico. O fato ocorreu com uma vitória justamente de Xue e Zhang sobre Renata e Talita na disputa pelo bronze.

Em Pequim, a dupla era considerada uma das favoritas ao ouro, mas uma lesão de Juliana às vésperas da competição obrigou Larissa a jogar ao lado de Ana Paula.

É a sexta medalha do Brasil no torneio feminino de vôlei de praia nos Jogos. O País conquistou ouro e prata em Atlanta-1996, prata e bronze em Sydney-2000 e apenas o bronze em Atenas-2004.

A decisão do ouro do vôlei de praia feminino ocorre ainda nesta quarta-feira entre duas duplas norte-americanas. Walsh e May, medalhas de ouro em Pequim-2008 e Atenas-2004, enfrentam suas compatriotas Kessy e Ross, que eliminaram Juliana e Larissa na semifinal.

O jogo – A dupla nacional iniciou o jogo com dificuldades de colocar a bola no chão da quadra chinesa e viu suas adversárias serem mais eficientes no contragolpe. Apostando em bolas levantadas mais afastadas da rede Xue e Zhang quebraram a tática defensiva das brasileiras e foram abrindo vantagem na parcial.

As chinesas continuaram forçando o jogo e aproveitaram a aparente apatia de Juliana e Larissa para fechar o primeiro set em 21/11.

Na segunda parcial, as brasileiras atuaram de forma mais vibrante, com ataques mais fortes e equilibraram a disputa. Mas depois de abrir vantagem, Juliana e Larissa novamente enfrentaram uma sequência de erros e deixaram que Xue e Zhang virassem o marcador.

As chinesas chegaram ao momento decisivo do set com vantagem, mas dois bons saques de Larissa e um bloqueio de Juliana deixaram o Brasil novamente na frente do placar. Com uma largadinha, a dupla nacional venceu a segunda parcial e empatou o jogo.

A derrota no segundo set abalou as chinesas, que cometeram um erro na recepção do saque já no primeiro ponto do tie-break. Já Juliana e Larissa renasceram na partida e passaram a demonstrar o motivo de serem consideradas favoritas ao ouro antes do torneio.

Mesmo com a crescente da dupla asiática na parte final do set, as brasileiras conseguiram aproveitar suas oportunidades e garantiram o bronze em um ataque na paralela de Larissa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Corrida ‘Homens do Mato’ da PM será este mês em Cuiabá

Seguem abertas ao público as inscrições para a 25ª...

Cowboy do Nortão vence etapa da PBR e fatura mais de R$ 40 mil

Rogério Venâncio, de Paranaíta (362 km de Sinop), conquistou...
PUBLICIDADE