O Vila Nova está se consolidando cada vez mais no G4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Neste sábado, atuando como visitante no Serra Dourada, o Tigrão venceu o clássico contra o Goiás, por 2 a 0, com dois gols do ex-corintiano Alan Mineiro, aproveitando erros infantis da defesa esmeraldina no primeiro tempo.
O triunfo teve um sabor especial para o Vila Nova, que ainda não havia vencido o seu grande rival na temporada, amargando duas derrotas e um empate. Foi para o Goiás, inclusive, que o Tigrão sucumbiu na decisão do Campeonato Goiano, sendo batido nas duas partidas.
Com o resultado, o Vila Nova chega aos 18 pontos e assume provisoriamente a vice-liderança do torneio – pode perdê-la em caso de vitória do Guarani frente ao Náutico nesta noite, em Campinas. O próximo compromisso é o duelo com o Criciúma, na próxima sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), no Serra Dourada. Já o Goiás, que perdeu três posições e caiu para o sétimo lugar, buscará a reabilitação já na terça, às 19h15, diante do líder Juventude, em Caxias do Sul.
Os torcedores que chegaram atrasados ao Serra Dourada não viram o gol relâmpago de Alan Mineiro, ainda antes de o relógio marcar o primeiro minuto da partida. Tudo porque Victor Bolt errou passe para Everton Sena no campo de defesa. Com o domínio da bola, o meia invadiu a área e tocou no canto direito de Marcelo Rangel, que nada pôde fazer.
O gol não serviu para acordar o Esmeraldino, que continuou errando em demasia no seu campo de defesa. O Tigrão, por sua vez, aproveitou para pressionar e criar as melhores chances. Aos 25, Moisés fez ótimo lançamento para Mateus Anderson na direita. O atacante dominou e rolou para Geovane bater de primeira e acertar o poste esquerdo de Marcelo Rangel.
Com o domínio da partida, o Vila Nova foi premiado com o segundo gol ainda antes do intervalo. Aos 38 minutos, em mais um erro de passe do Goiás, Moisés recebeu na direita, percebeu a saída de Rangel e tocou para Alan Mineiro, com o gol aberto, tocar para a rede, marcando o seu segundo tento na partida.
Precisando fazer seu time reagir, o técnico Sílvio Criciúma promoveu as entradas de Michael e Jean Carlos nos lugares de Aylon e Victor Bolt, respectivamente. E quase deu certo aos 12 minutos, quando Jean bateu falta de longe, exigindo grande defesa do goleiro Wendell.
Relaxado pela vantagem no marcador, o Tigrão recuou e passou a apostar nos contra-ataques. Em um dos raros ataques no segundo tempo, o Vila Nova quase ampliou aos 27 minutos: o atacante Wallyson ganhou dividida com Léo Sena e saiu na cara do gol, que foi bem defendido por Rangel. Aos 42, o mesmo lance se repetiu, com desfecho favorável novamente para o arqueiro esmeraldino.
O Goiás, sem ter melhorado após as mudanças, tentou reagir na base do abafa, sem qualquer organização. O que facilitou o trabalho defensivo do time visitante, que não passou sufoco em momento nenhum e garantiu a quinta vitória na competição.