PUBLICIDADE

Vettel vence a primeira prova do ano da Fórmula 1

PUBLICIDADE

O alemão Sebastian Vettel iniciou a defesa do título mundial conquistado no ano passado de forma bem sucedida na madrugada deste domingo (horário de Brasília). Pole position do Grande Prêmio da Austrália, o jovem piloto da Red Bull liderou de ponta a ponta e garantiu o triunfo.

Desta forma, Vettel marca seus primeiros 25 pontos na tabela de classificação do Mundial. Aos 23 anos, o atual campeão contabiliza um total de 11 vitórias em 63 corridas. Além de 15 pole positions, ele soma 20 pódios e 406 pontos ganhos. O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e o russo Vitaly Petrov, da Renault, completaram o pódio.

A corrida não foi das melhores para os dois únicos pilotos brasileiros que se mantiveram na categoria. Enquanto o ferrarista Felipe Massa terminou na nona colocação e ganhou dois postos após a desclassificação da dupla da Sauber, Rubens Barrichello, da Williams, viveu uma prova tumultudada e não conseguiu completar.

O melhor entre os quatro estreantes na Fórmula 1 foi o mexicano Sérgio Perez, que alcançou um surpreendente sétimo lugar, seguido pelo japonês Kamui Kobayashi. No entanto, os dois pilotos da Sauber foram desclassificados por irregularidades técnicas horas após o final da corrida.

O Grande Prêmio da Austrália marcou a estreia de dispositivos e equipamentos elaborados para tentar aumentar a emoção nas corridas. Além do retorno do Kers, os pilotos usaram a asa traseira móvel e visitaram os boxes com mais frequência em função das características dos pneus Pirelli.

A temporada de 2011 deveria ter começado no Bahrein, mas a etapa foi cancelada em função da instabilidade política no país. Assim, a corrida em Melbourne marcou a abertura do campeonato. A próxima prova do calendário é o Grande Prêmio da Malásia, no dia 10 de abril.

A prova – A largada da primeira prova da temporada foi movimentada. Enquanto Felipe Massa saltou da oitava para a quinta colocacação, Rubens Barrichello, que largou no 17º posto, passou reto em uma curva, perdeu tempo e voltou à pista no último lugar.

Dois pilotos foram obrigados a visitar os boxes rapidamente. Além do espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, o alemão Michael Schumacher também precisou parar. O heptacampeão mundial perdeu o pneu traseiro direito de sua Mercedes e chegou apenas com a roda.

As três primeiras colocações foram mantidas na largada. Desta forma, Sebastian Vettel passou a liderar a prova seguido por Lewis Hamilton e pelo australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe na Red Bull.

Então sexto colocado, Jenson Button passou a pressionar Felipe Massa. Assim, Fernando Alonso aproveitou e se aproximou do britânico. Na 11ª volta, o piloto da McLaren cortou caminho e ultrapassou de forma irregular o brasileiro, que ainda perdeu uma posição para o espanhol. Em seguida, o inglês foi punido.

Na 12ª volta, Webber visitou os boxes para trocar os pneus. Nos giros seguintes, Alonso, Massa e Vettel fizeram o mesmo. O alemão voltou à pista na quinta colocação e, depois das paradas dos primeiros colocados, retomou a liderança da corrida em Melbourne.

Após uma temporada discreta em seu retorno à Fórmula 1, Michael Schumacher deixou a primeira prova de 2011 antes da 23ª volta. Neste giro, Barrichello tentou tomar o oitavo posto de Nico Rosberg, tocou na Mercedes do alemão e o tirou da prova. O brasileiro rodou, foi punido e perdeu posições.

Se a Renault lamentou a ausência do polonês Robert Kubica, vítima de um grave acidente de rally, contou com uma boa performance de Vitaly Petrov. Enquanto o russo lutava para garantir seu primeiro pódio na carreira, Vettel já tinha cerca de 13 segundos de vantagem para Hamilton na 34ª volta.

Como os novos compostos desenvolvidos pela Pirelli se desgastam mais rapidamente, as equipes foram obrigadas a realizar um maior número de paradas em relação aos anos anteriores. Vettel foi aos boxes pela segunda vez na 36ª volta. Na sequência, Hamilton e Petrov também trocaram os pneus.

Sem correr grandes riscos, Vettel, Hamilton e Petrov, pela ordem, administraram suas respectivas posições até o final da corrida. Alonso, então quarto colocado, chegou a ser pressionado por Webber nas últimas voltas, mas conseguiu defender sua posição com sucesso. No 52º giro, Barrichello abandonou a disputa com problemas no câmbio.

Confira o resultado final do Grande Prêmio da Austrália:

1: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1h29min30s259
2: Lewis Hamilton (ING/McLaren) – a 22s297
3: Vitaly Petrov (RUS/Renault) – a 30s560
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 31s772
5: Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 38s171
6: Jenson Button (ING/McLaren) – a 54s300
7: Felipe Massa (BRAFerrari) – a 1min25s100
8: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) – a 1 volta
9: Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1 volta
10: Paul Di Resta (ESC/Force India) – a 1 volta
11: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) – a 1 volta
12: Nick Heidfeld (ALE/Renault) – a 1 volta
13: Jarno Trulli (ITA/Lotus) – a 2 voltas
14: Jerome D”Ambrosio (BEL/Virgin) – a 3 voltas

Não completaram

Timo Glock (ALE/Virgin)
Rubens Barrichello (BRA/Williams)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
Pastor Maldonado (VEN/Williams)

Desclassificados

Sergio Perez (MEX/Sauber)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

FMF inicia pré-temporada da arbitragem para o calendário 2025

Nesta sexta-feira e sábado (13 e 14), a Federação...

Cuiabá e União de Rondonópolis são confirmados na Copa Verde 2025

Cuiabá e União de Rondonópolis foram confirmados como representantes...
PUBLICIDADE