O alemão Sebastian Vettel retomou seu domínio nos treinos classificatórios da Fórmula 1, neste sábado, e garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Mônaco. O piloto da Red Bull anotou 1min13s566, ficando à frente de Jenson Button, da McLaren, 1min13s997 e Mark Webber, 1min14s019. É a quinta pole dele em seis etapas da F-1.
O espanhol Fernando Alonso, o mais rápido dos treinos livres no circuito monegasco, largará na quarta colocação. O alemão Michael Schumacher garantiu a quinta posição com 1min14s682, à frente do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, que ocupará a sexta colocação do grid.
A última parte do treino classificatório ficou marcada pelo forte acidente do mexicano Sergio Pérez, da Sauber. Faltando 2min26s para o fim do treino, ele perdeu o controle de seu carro na saída do túnel e bateu no guard-rail em dois pontos distintos. Por conta do incidente, o treino ficou paralisado por 38 minutos.
O mexicano foi retirado do carro pelos comissários de prova e levado de ambulância para o hospital. O piloto já estava consciente quando deixou o circuito monegasco e sentia dores na perna.
Um dos principais prejudicados pelo acidente de Perez foi o britânico Lewis Hamilton, da McLaren. O treino foi interrompido quando ele partia para sua primeira volta rápida e teve que retornar aos boxes. Quando as atividades foram retomadas, ele marcou apenas o sétimo tempo.
Confira o grid de largada para o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1:
1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2 Jenson Button (INGL/McLaren)
3 Mark Weber (AUS/Red Bull)
4 Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
5 Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
6 Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7 Lewis Hamilton (INGL/McLaren)
8 Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
9 Pastor Maldonado (VEN/Williams)
10 Sergio Pérez (MEX/Sauber)
11 Vitaly Petrov (RUS/Lotus-Renault
12 Rubens Barrichello (BRA/Williams)
13 Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
14 Paul di Resta (ESC/Force India)
15 Adrian Sutil (ALE/Force India)
16 Nick Heidfeld (ALE/Lotus-Renault)
17 Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso)
18 Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
19 Jarno Trulli (ITA/Lotus)
20 Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
21 Timo Glock (ALE/Virgin)
22 Jerome d"Ambrosio (BEL/Virgin)
23 Narain Karthikeyan (IND/Hispania)
24 Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)