Sem ser ameaçado por seus adversários, o alemão Sebastian Vettel conquistou neste domingo o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, disputado no circuito de rua de Valência. É a sexta vitória do piloto da Red Bull em oito provas da temporada da categoria.
A segunda colocação ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, logo à frente do australiano Mark Webber, também da Red Bull. O britânico Lewis Hamilton, da McLaren, ficou em quarto, seguido pelo brasileiro Felipe Massa e pelo inglês Jenson Button.
Já o brasileiro Rubens Barrichello realizou prova regular, levando sua Williams à 12ª posição. Seu companheiro de equipe, o venezuelano Pastor Maldonado ficou em 18º.
A sexta vitória na temporada deixa Vettel na liderança do Mundial com 186 pontos, seguido por Button e Webber, que aparecem com 109 pontos. Por ter vencido o GP do Canadá, o britânico leva vantagem nos critérios de desempate e fica em segundo. Massa é apenas o sexto colocado, com 42 pontos em oito corridas. Os carros da Fórmula 1 voltam à pista para o Grande Prêmio de Silverstone, marcado para o dia de 10 de julho.
A corrida – Felipe Massa foi quem largou melhor no GP da Europa, pulando da quinta para a terceira colocação. Em seguida, ele tentou ultrapassar Mark Webber, mas acabou deixando espaço para Alonso, que assumiu o terceiro posto, jogando o brasileiro para quarto. Já Sebastian Vettel realizou largada tranquila, mantendo a primeira posição da prova.
Os pilotos do pelotão de elite começaram a ir aos boxes ao fim da 12ª volta, com o britânico Lewis Hamilton sendo o primeiro. A estratégia do piloto da McLaren deu certo e ele ganhou nas paradas para troca de pneus a quarta posição de Massa.
Alonso voltou com bom ritmo dos boxes e na 21ª volta conseguiu ultrapassar Webber, assumindo a segunda colocação. Hamilton parou novamente ao fim da 24ª volta e o bom trabalho da McLaren garantiu ao piloto a manutenção do quarto posto. Os outros ponteiros também trocaram os pneus e Webber conseguiu retomar a terceira colocação. A Ferrari mais uma vez errou no pit stop de Massa, e ele perdeu contato com Hamilton.
Apesar do bom ritmo no retorno à pista, o brasileiro não foi capaz de superar o piloto da McLaren após a terceira parada para troca de pneus. Alonso, em compensação, conseguiu mais uma vez ultrapassar Webber e tomou a segunda colocação.
Nas últimas voltas, Vettel conseguiu manter boa distância sobre o espanhol e recebeu a bandeira quadriculada. Massa ainda tentou diminuir sua desvantagem para Hamilton, para tentar uma ultrapassagem nos momentos finais de prova, mas não foi rápido o suficiente e acabou na quinta colocação.