A diretoria do Santos já planeja a temporada 2014. Além de alguns reforços que serão contratados, o Comitê Gestor do clube já possui uma lista de dispensas para o final do ano. O UOL Esporte apurou que os atletas veteranos – o lateral esquerdo Léo, o zagueiro Durval e os volantes Marcos Assunção e Renato Abreu – encabeçam a relação dos jogadores que não terão seus contratos renovados.
Os quatro atletas mais experientes do elenco santista têm contrato com o Santos até o final deste ano, e não fazem parte do projeto da diretoria e da comissão técnica do clube para o próximo ano. Questionado sobre a saída dos veteranos, o presidente Odílio Rodrigues se esquiva de um discurso polêmico, porém não "banca" a permanência do quarteto. "A gente está fazendo o planejamento de 2014. Estamos trabalhando e vamos definir esses contratos, saídas, renovações, entre outubro e novembro", afirmou o dirigente santista.
O clube evita polêmicas principalmente por respeito a Léo e Durval. O lateral de 38 anos é o maior ganhador de títulos do clube após a Era Pelé. Durval, por sua vez, foi titular absoluto da zaga santista, ao lado de Edu Dracena, na "geração Neymar e Ganso", que faturou seis títulos em menos de três anos.
Nos casos de Marcos Assunção e Renato Abreu, a insatisfação é unânime entre os integrantes do Comitê Gestor do clube.
Assunção completou nove meses de clube. Nesse período, o atleta de 37 anos só atuou dez partidas e não marcou nenhum gol. A contratação do veterano lidera a lista de protestos de torcedores, conselheiros e até dirigentes do Santos. Isso porque o custo para manter o jogador não é baixo.
O volante tem um dos salários mais altos do elenco. Se não bastasse, o contrato firmado entre o volante e a diretoria santista previa um reajuste de 10% do final de agosto deste ano, o que foi concedido ao atleta mesmo com as poucas atuações com a camisa alvinegra.
Renato Abreu, por sua vez, defendeu o Santos em seis partidas e marcou um gol de falta. O meia de 35 anos foi contratado em agosto deste ano, e quando chegou ao clube estava há três meses sem atuar, pois ficou encostado no Flamengo.
O elenco santista está inchado e, segundo o técnico Claudinei Oliveira, contém 38 atletas. Além dos veteranos, muitos jogadores revelados pelo clube e que não conseguiram se firmar na equipe principal, também serão dispensados e negociados com outros clubes.