A maioria das negociações que o Palmeiras manteve desde o início da semana foi, enfim, concluídas nesta quinta-feira. Após as conversas chegaram a aproximá-lo da saída do clube por conta de um pedido de aumento, Fernandinho assinou a prorrogação de seu contrato enquanto Maikon Leite, Tiago Real, Weldinho e Diego Souza foram liberados para outras equipes.
Em relação a Fernandinho, o Oeste de Itápolis já tinha entrado em acordo há semanas para reemprestá-lo de graça até o fim do ano, embora tivesse a intenção inicial de só vendê-lo com a negociação de 50% de seus direitos econômicos. Fernandinho, contudo, queria um aumento que o Verdão admitia ser um "detalhe que pode atrapalhar", mas o time interiorano conseguiu contornar a situação.
"Estou muito feliz com este novo momento e espero poder ajudar o Palmeiras a alcançar seu principal objetivo neste ano, que é subir para a Série A. Passei por um período difícil aqui no clube, fiquei muito tempo me tratando de uma lesão no joelho, mas estou recuperado e à disposição para jogar e contribuir da melhor forma possível", disse o jogador, cujo vínculo anterior acabava na quarta-feira.
Contratado há pouco mais de um ano como lateral esquerdo a pedido do então técnico Luiz Felipe Scolari, o camisa 16 operou o joelho esquerdo em agosto e voltou a entrar em campo somente no final de maio. A pedido de Gilson Kleina, passou a ser meia, posição que atuava nas categorias de base, e o técnico solicitou sua permanência mesmo após as contratações dos também armadores Mendieta e Felipe Menezes.
Com 15 jogos e um gol no Verdão, Fernandinho, ao menos, terá menos concorrentes no elenco. O meia Diego Souza, vindo das categorias de base, assinou contrato de empréstimo com o Oeste até 31 de dezembro de 2014, assim como o atacante Emerson e o volante João Denoni, que já estão na equipe de Itápolis.
O também meia Tiago Real, que se despediu do elenco na segunda-feira, foi repassado ao Náutico até o fim do ano. O atacante Maikon Leite já treina no time pernambucano e terá vínculo pelo mesmo período, mas com a possibilidade de permanecer para o Estadual caso nenhuma equipe se interesse em tirá-lo do Recife até a conclusão do Brasileiro.
Entre os liberados para desinchar um elenco com 40 jogadores, Weldinho encontrou espaço no exterior. Vindo do Corinthians como quarta opção em sua posição, o lateral direito chegou ao Verdão em fevereiro assinando contrato de quatro anos, mas não agradou e foi emprestado ao Benfica até 30 de junho de 2014, com opção de compra para o clube português ao final do vínculo.