O Vasco mais uma vez decepcionou seu torcedor e foi derrotado por 2 a 0 pelo Ceará, neste sábado, no Estádio Castelão. Com o resultado, a equipe Cruz-maltina perdeu a chance de garantir o acesso na próxima rodada e viu o adversário se aproximar na classificação. Os donos da casa voltaram a conquistar uma vitória após cinco rodadas e seguem na briga por uma vaga na Série A.
O Ceará construiu a vitória ainda no primeiro tempo. Aos 31 minutos, Diego Ivo aproveitou a bola rebatida na área para abrir o placar. Já o segundo veio em cobrança de falta de Ricardinho, que contou com a falha de Martín Silva para balançar as redes.
Na próxima rodada, o Vasco terá pela frente o já rebaixado Vila Nova, na terça-feira, em São Januário, em jogo que pode, finalmente, encaminhar o acesso. No mesmo dia, o Ceará viaja até Natal para enfrentar o ABC, que briga contra a degola.
O jogo
O Ceará começou melhor a partida, tentando pressionar o Vasco, que entrou em campo com três zagueiros. No entanto, os donos da casa tinham dificuldade em chegar próximos ao gol de Martín Silva. Os Cruz-maltinos buscavam os contra-ataques, mas pecavam nos passes, principalmente no setor ofensivo.
A primeira boa chance do jogo veio aos sete minutos. Douglas recebeu passe de Kleber, mas chutou para fora. A resposta do Ceará veio dois minutos depois, com Samuel, que chutou cruzado, também pela linha de fundo.Aos poucos, o Vasco melhorou e passou a ter mais posse de bola. No entanto, os visitantes seguiam errando muitos passes e sendo pouco efetivos no ataque. O Ceará avançava com mais velocidade, só que sem muita objetividade.
Os donos da casa conseguiram abrir o placar aos 31 minutos, em um lance de sorte. Após escanteio e bate-rebate da zaga, a bola sobrou livre para Diego Ivo, dentro da área. Apesar de não ter muita intimidade no ataque, o zagueiro dominou e finalizou cruzado sem chance para Martín Silva.
O revés fez o Vasco buscar o ataque e os cariocas quase empataram aos 34 minutos. Kléber recebeu passe de Douglas na área, mas finalizou muito mal. Para piorar, dois minutos depois, o Ceará aumentou a vantagem no Castelão. Ricardinho cobrou falta com força e a bola raspou na barreira o suficiente para atrapalhar Martín Silva e ir para a rede.
Nos minutos finais, os visitantes ainda buscaram diminuir o prejuízo, mas sem sucesso. Assim, os cearenses foram para o intervalo com boa vantagem no marcador para a alegria da torcida que preencheu as arquibancadas do Castelão.
Na etapa final, o técnico Joel Santana tirou o zagueiro Anderson Salles para colocar o atacante Rafael Silva. Mesmo com uma formação mais ofensiva, o Vasco seguia sem poder ofensivo. Os visitantes seguiam tendo posse de bola, mas não criavam bons lances de perigo.
Tanto que a primeira boa chance do segundo tempo foi do Ceará, aos 16 minutos. Bill recebeu passe na área e tentou encobrir Martín Silva, só que viu a bola sair pela linha de fundo. O lance animou os donos da casa, que passaram a dominar o confronto.
Tanto que o goleiro Martín Silva salvou os vascaínos em duas oportunidades. Primeiro, o goleiro saiu da área para dividir bola com Bill. Na segunda, Lulinha finalizou e parou no uruguaio. Além disso, Magno Alves finalizou para fora contra-ataque criado pelos cearenses.
Com o passar do tempo, o Ceará diminuiu o ritmo e viu o Vasco crescer na partida. No entanto, a melhor chance cruzmaltina veio aos 32 minutos, em cabeçada de Rodrigo para fora. Nos minutos finais, os donos da casa apenas administraram o resultado e contaram com a apatia dos cariocas para garantir os três pontos em casa.