O Vasco empatou com o Iraty por 2 a 2, nesta quarta-feira, no jogo de ida da segunda da fase da Copa do Brasil. Mesmo com dois jogadores a mais, desde os 18min do segundo tempo, a equipe carioca não obteve resultado melhor.
O Vasco poderá empatar por 0 a 0 ou 1 a 1 na partida de volta, dia 5 de abril, em São Januário, para avançar às oitavas-de-final.
Após fraca campanha no Campeonato Carioca, no qual não conseguiu se classificar para as semifinais de nenhum dos dois turnos, o Vasco buscava recuperação na Copa do Brasil.
O Vasco entrou sonolento em campo e proporcionou aos donos da casa muitas chances de gol. Logo aos 6min, após cobrança de escanteio, Leandro cabeceou por cima do gol de Cássio.
Aos 12min, o lateral Márcio Goiano soltou uma bomba de longe e a bola explodiu no travessão. Já aos 15min foi a vez de Diogo perder grande chance. O atacante recebeu cruzamento, beneficiou-se da falha de Cássio na saída do gol e, livre, cabeceou com perigo pela linha de fundo.
A pressão era muito grande e o Vasco não suportou por muito tempo. Aos 26min, Leandro carregou calmamente pela ponta-direita e lançou para a área. André apareceu de trás e, livre, abriu o placar com uma cabeçada sem defesa para o goleiro Cássio. Iraty 1 a 0.
O gol confirmou a superioridade do Iraty na partida. A equipe paranaense não dava espaços ao Vasco e voltou a assustar aos 32min. Matheus driblou Claudemir e bateu firme, mas Cássio defendeu.
O primeiro tempo terminou, e o técnico Renato Gaúcho foi falar com o árbitro Iolando Marciano Rodrigues. Renato reclamava de uma briga entre dois jogadores do Iraty destacando que ambos deveriam ser expulsos. Na volta para o segundo tempo, o lateral-direito Luís Paulo, do Iraty, foi expulso, assim como o técnico Renato Gaúcho.
“O número 2 e o número 4 saíram na porrada e o bandeirinha viu. Eu só fui avisar ao juiz e ele me expulsou. Mas todos viram que eu não fiz nada”, reclamou Renato que colocou Abedi em campo e tirou Ives.
Com um jogador a mais, o Vasco melhorou em campo. Apesar do susto logo aos 4min, quando Márcio Goiano mais uma vez chutou forte na trave, a equipe de São Januário conseguiu empatar em jogada rápida aos 6min. Morais lançou Valdiram, o atacante recebeu pela direita, invadiu a área pela diagonal e tocou de pé esquerdo na saída do goleiro Válter. 1 a 1.
O gol animou a equipe cruzmaltina, que foi para cima. Aos 12min, Edílson fez ótima jogada pela ponta-direita e acionou Valdiram que, livre e cara a cara com o gol, chutou por cima perdendo gol incrível.
Mas o Iraty era uma equipe perigosa e conseguiu o desempate em mais uma desatenção da zaga vascaína. Aos 17min, Renaldo cruzou da direita, a zaga do Vasco ficou parada e Leandro apareceu para completar e fazer 2 a 1.
O placar adverso era ruim, mas a situação ficou melhor quando, aos 18min, Diogo, que já tinha o cartão amarelo, fez falta em Claudemir e acabou expulso.
Com dois jogadores a mais, o Vasco partiu com tudo em busca do empate e não demorou a conseguir o objetivo. Aos 19min, Morais arriscou chute forte de longe, o goleiro Válter deu rebote, Valdiram pegou a sobra e bateu, a bola explodiu na zaga e sobrou para Abedi completar para o gol e fazer 2 a 2.
A vantagem numérica foi usada pelo Vasco e a equipe ficou mais ofensiva. Aos 25min, o atacante Bruno Meneguel entrou para a saída do volante Ygor. Mas o jogo perdeu em velocidade já que o Iraty se mostrava satisfeito com o empate e abdicava de atacar. O Vasco, por sua vez, não teve força para virar. Final: 2 a 2.