O Vasco recebe o Joinville nesta sexta-feira, às 21h50, em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela 26ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O duelo é um choque direto dentro do G-4, a zona de acesso para a elite do futebol nacional. O JEC, que vem de empate por 1 a 1 com o América-MG, lidera com 47 pontos, três a mais que o Cruz-maltino, que aparece na quarta posição após empate por 2 a 2 com o Sampaio Corrêa, no Maranhão.
Joel Santana, técnico do Vasco, alertou seus jogadores sobre os perigos do Joinville. O time catarinense é dono da melhor campanha na competição e tem jogado um futebol de boa qualidade, com nível de Série A, como entende o próprio treinador vascaíno.
“O Joinville não está liderando a Série B por acaso, muito pelo contrário, tem mostrado futebol e méritos para atingir esse objetivo. Merece todo o nosso respeito e toda a nossa atenção. Não vamos encontrar facilidades, ainda mais jogando no Rio de Janeiro, onde teremos a obrigação de partir em busca da vitória e não podemos ficar expostos”, disse Joel.
Os jogadores vascaínos ainda estão tentando assimilar o empate com o Sampaio, quando sofreram o gol que lhes tirou a vitória aos 48 minutos do segundo tempo. Justamente por conta disso que eles pregam a importância de uma total concentração para evitar erros diante do líder.
“Temos que pensar no jogo do Joinville e mais uma vez aumenta a pressão pela vitória dentro de casa, já que sofremos um gol no fim do Maranhão. Infelizmente deixamos os três pontos escaparem e tivemos que nos contentar apenas com um. Porém, os erros acabam servindo de lição e vamos para frente trabalhar com o pensamento de não cometer mais esse tipo de deslize”, analisou Douglas.
O Vasco deverá ter mudanças para este jogo, mas Joel Santana faz mistério sobre a escalação. O zagueiro Rodrigo, que foi poupado contra o Sampaio por conta de dores no joelho direito, está recuperado e ocupa o posto de Luan. O lateral esquerdo Lorran e o atacante Thalles também devem voltar ao time. O primeiro se recupera de lesão e ainda é dúvida. Já o segundo estava suspenso e tem presença quase certa.
Pelo lado do Joinville, o técnico Hemerson Maria prega respeito ao Vasco, mas também promete uma postura ousada em pleno São Januário: “Logicamente que um empate contra o Vasco no Rio de Janeiro é sempre um bom resultado, não só pela grandeza do adversário, mas como pela qualidade de seu elenco. Porém, confio muito também na qualidade do meu plantel e por isso tenho convicção de que podemos pensar em algo maior e vamos em busca de uma vitória. Temos que agredir o Vasco, pois se ficarmos esperando em nosso campo com certeza vamos ficar acuados e aí seremos prejudicados. Quero jogar de igual para igual e buscar a vitória”, afirmou Hemerson.
Para este jogo o Joinville tem um problema. O volante Anselmo, advertido com o terceiro cartão amarelo contra o América, terá que cumprir suspensão e fica de fora. Naldo será o substituto. Na lateral esquerda, Rogério, que volta de suspensão, retoma a vaga de Bruno Collaço. O atacante Jael, se recuperando de dores no tornozelo direito, é dúvida. Se ele for vetado, Edigar Junio está de sobreaviso.
No primeiro turno do Campeonato Brasileiro as duas equipes se enfrentaram na Arena Joinville, em Joinville (SC). Em um jogo de baixo nível técnico, o empate sem gols acabou sendo mesmo o resultado mais justo.