O Vasco segue em má fase no Campeonato Carioca. Na tarde deste domingo, em São Januário, o time da Cruz de Malta tropeçou e perdeu por 1 a 0 para o Volta Redonda, equipe que só havia vencido uma vez no Estadual e briga contra o rebaixamento.
O único gol do jogo saiu aos 10 minutos do primeiro tempo, na cobrança de um escanteio que André Alves cabeceou para às redes.
Com o resultado, o Volta Redonda estreia com três pontos no Grupo A da Taça Rio, segundo turno do Carioca. A equipe do sul do estado volta à campo no próximo domingo, quando recebe o Friburguense no Raulino de Oliveira. Já o Vasco tentará a recuperação no mesmo estádio, mas na quarta-feira, enfrentando o Nova Iguaçú.
O jogo – O Vasco iniciou a partida visivelmente nervoso e preocupado com o comportamento de sua torcida, enquanto que o Volta Redonda, que faz uma campanha ruim no Estadual com apenas uma vitória em nove jogos, se apresentou muito bem organizado e fechando os espaços para os cruzmaltinos.
Além de bem postado na defesa, a equipe da Cidade do Aço também se arriscava ao ataque, e produziu a primeira chance do jogo aos 10 minutos. Léo Andrade avançou pela esquerda, foi à linha de fundo e cruzou para Frontini na pequena área. O atacante tocou de primeira, mas a bola resvalou na trave e saiu pela linha de fundo.
No minuto seguinte, o Volta Redonda conseguiu um escanteio pela esquerda. Zé Augusto cobrou e André Alves, no meio de dois zagueiros vascaínos, subiu e cabeceou para o fundo das redes, calando a torcida em São Januário.
O Vasco, mesmo sem jogar bem, buscava o gol de empate. Aos 18, Carlos Alberto sofreu falta na meia lua da área. Dakson cobrou, mas a bola desviou na defesa do Volta Redonda e foi pela linha de fundo.
Na sequência, Dakson recebe de Dedé na direita do ataque e tenta o cruzamento. A bola vai direto ao gol e acerta o travessão de Gatti.
A equipe da capital segue tentando pressionar o adversário, mas encontra dificuldades. No final do primeiro tempo, Dakson recebeu na direita do ataque e tocou para Nei, no bico da área. O lateral se livrou do marcador e tentou o cruzamento para Carlos Alberto, no segundo pau. O meia, porém, chegou atrasado e, apesar do esforço, tocou de bico e mandou para fora.
O Vasco retornou dos vestiários com o peruano Yotún no lugar de Pedro Ken, e muito mais disposição, o que ficou evidente logo nos primeiros minutos. Após boa trama do ataque pelo meio, Carlos Alberto tocou para Sandro Silva na frente da área. O volante fez ótima enfiada para Éder Luis na direita, mas o atacante chutou cruzado para fora.
A pressão aumenta e aos 3 o Vasco desperdiça mais uma. Dakson cruzou da direita, a zaga cortou e Wendel ficou com a sobra na frente da meia lua. Ele dominou e tentou de canhota, mas a bola saiu à direita do gol de Gatti.
O Vasco chegou novamente com perigo aos 20. Num contra-atque rápido, Yotún fez um lançamento longo para Eder Luis na ponta direita. O atacante avançou e rolou para Bernardo dentro da área, que mandou de primeira à esquerda de Gatti.
A pressão continuou e aos 23 Eder Luis tocou para Carlos Alberto na entrada da área. O meia deu um giro de corpo em cima do marcador e soltou a bomba. Gatti defendeu mas deu rebote que Romário quase aproveitou, não fosse o zagueiro Lorran aparecer primeiro para tocar para escanteio.
Apesar da melhora no segundo tempo, o Vasco não esteve num bom dia. A equipe continuou tentando até o final, mas esbarrou na boa atuação defensiva do Volta Redonda e teve que se conformar com a derrota, somente a segunda na história deste confronto em São Januário.