O Vasco goleou o Volta Redonda por 6 a 1 em partida disputada debaixo de muita chuva, neste domingo em São Januário. O destaque da partida foi o atacante Romário que entrou aos 20 minutos do segundo tempo e marcou três gols, se aproximando cada vez mais do sonho dos dos mil gols. O Baixinho chegou ao gol 990 e agora só faltam dez para o veterano atacante atingir a marca histórica.
Com o resultado, o time dirigido por Renato Gaúcho chegou aos nove pontos ganhos e ainda depende de um ponto para garantir sua vaga nas semifinais da Taça Guanabara, já que o Friburguense ainda tem uma remota chance de se classificar. O América, com dez pontos, já tinha confirmado sua vaga no grupo B. O Volta Redonda ficou com quatro pontos e está eliminado da disputa, assim como o Fluminense, que torcia por um revés do Vasco para manter as remotas chances.
Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Fluminense, no Maracanã, enquanto o Volta Redonda vai encarar o Nova Iguaçu, jogos válidos pela última rodada da Taça Guanabara.
Mesmo armado em esquema teoricamente mais defensivo, o Volta Redonda começou pressionando numa postura ofensiva que surpreeendeu o Vasco. E, logo aos cinco minutos,o Voltaço quase marcou em chute de Hamilton que obrigou Cássio a uma defesa difícil. No rebote, Júlio César bateu forte e a bola passou raspando à trave. Dois minutos depois, foi a vez de Sérgio Manoel chutar de fora da área e dar novo susto na torcida vascaína.
Sem Morais, suspenso, toda a responsabilidade de criação ficou nos pés do argentino Conca, que era muito bem marcado e não conseguia receber bolas limpas para organizar as jogadas de ataque. Já no Volta Redonda, o veterano Sérgio Manoel atuava livre de marcação e ditava o ritmo da equipe do interior. Aos 15, o Vasco teve a primeira grande chance para marcar quando André Dias foi lançado na área, passou pelo goleiro Lázaro mas concluiu para fora.
Seis minutos depois, quando o Volta Redonda dominava a partida, o zagueiro Ailson perdeu a bola para o atacante Leandro Amaral que entrou na área, passou pelo goleiro Lázaro e marcou o primeiro gol da partida. O gol não abalou o Voltaço, que manteve seu esquema de jogo, dominando o meio-campo e criando dificuldades para a defesa vascaína. Aos 36, Hamilton obrigou Cássio a fazer grande defesa para evitar o empate. O goleiro do Vasco voltou a se destacar, aos 39, em cabeçada de Alemão que escorou um cruzamento de Amaral. Ainda no final da etapa, Abedi perdeu a última chance, após passe de Conca.
O Vasco voltou mais agressivo para o segundo tempo e, aos cinco minutos, marcou o segundo gol, novamente com Leandro Amaral, que cabeceou um bom cruzamento de Abedi pela direita. Sem condições de reagir, o Volta Redonda sofreu o terceiro aos 17 minutos, quando Fábio Braz arrancou da defesa e passou a Conca, que deu um passe preciso para André Dias penetrar pela direita e chutar sem defesa para Lázaro.
Logo depois, Renato Gaúcho colocou Romário em campo no lugar de André Dias. Renato, que defendeu o Corinthians no ano passado, também entrou, saindo Amaral. Aos 24, o Baixinho deixou sua marca. Leandro Amaral cruzou da direita e o atacante subiu mais do que os zagueiros para colocar no canto direito de Lázaro.
Renato tirou Conca para poupá-lo e o Vasco chegou ao quinto gol aos 31 minutos novamente com Romário, que tabelou na área com Leandro Amaral e se antecipou ao zagueiro para deslocar o goleiro do Voltaço. O time do interior diminuiu aos 33, com Amaral, mas no minuto seguinte Romário tratou de encerrar qualquer esperança de reação. Ele aproveitou cruzamento de Madson e deu números finais à goleada.