O Vasco goleou o Macaé por 4 a 0 em partida disputada nesta quinta-feira, à noite, em São Januário, pela terceira rodada do segundo turno do Campeonato Carioca. O resultado fez justiça ao melhor desempenho da equipe dirigida por Alfredo Sampaio que soube utilizar a maior categoria dos seus jogadores para decidir a partida no momento em que achou melhor.
Com o resultado, o Vasco que ainda não sofreu gols no returno, segue liderando o Grupo B com nove pontos ganhos, superando o Botafogo no saldo de gols, enquanto o Macaé agora está em sexto lugar no Grupo A com apenas um ponto ganho. Na próxima rodada, o Vasco vai receber o Cardoso Moreira em São Januário enquanto o Macaé vai encarar o Mesquita na Região dos Lagos.
Com apenas um homem de marcação no meio campo, o Vasco começou a partida no ataque e depois de alguns minutos de pressão, marcou o seu primeiro gol aos 13 minutos. Edmundo cruzou da direita, Alan Kardec escorou mas a defesa do Macaé não conseguiu rebater e Morais entrou em velocidade para bater da entrada da área sem chances para o goleiro Cássio.
O Macaé só conseguiu chegar na área vascaína aos 15 minutos, quando o lateral Bill entrou pela esquerda e bateu forte para defesa parcial de Tiago. Vilson chegou antes e afastou o perigo. O time da Região dos Lagos seguiu pressionando e perdeu ótima chance de empatar aos 21 minutos, quando Jones foi lançado em profundidade, driblou o goleiro Tiago mas chutou por cima, perdendo uma incrível oportunidade.
Depois do susto, o Vasco deu uma respirada e chegou a ameaçar com um cobrança de falta do goleiro Tiago aos 23 minutos. O goleiro do Vasco voltou a aparecer bem aos 29 minutos quando espalmou uma conclusão de Jones após cruzamento de Bill. Um minuto depois, Edmundo tocou de calcanhar para o zagueiro Jorge Luiz que foi derrubado na área por Souza. Edmundo cobrou o pênalti no meio do gol e ampliou a vantagem vascaína.
Mesmo com dois gols de desvantagem, o Macaé não se entregou e voltou a ameaçar o Vasco em cabeçada de Jones após levantamento de Zada na última jogada importante da primeira etapa.
Os dois times voltaram para o segundo tempo com as mesmas equipes mas o Vasco continuou com o predomínio técnico, ditando o ritmo no meio campo e mantendo uma certa pressão sobre a defesa do Macaé. Aos cinco minutos, o goleiro Cássio teve que sair com decisão do gol para impedir que o lançamento de Morais chegasse a Alan Kardec.
Aos 12 minutos, o Vasco acabou com qualquer chance de reação do time comandado por Tita ao marcar o terceiro gol com Alan Kardec que concluiu de cabeça para as redes um lançamento de Morais. Aos 17 minutos, Edmundo quase marca o quarto gol ao finalizar rente à trave direita do goleiro Cássio.
O Macaé não conseguia organizar mais jogadas de ataque e o Vasco mantinha o domínio do jogo mas sem mostrar muita ambição de marcar outros gols. Mesmo assim, Edmundo e Wagner Diniz tiveram chances de ampliar o marcador aos 17 e 20 minutos. Logo depois, o técnico Alfredo Sampaio trocou Edmundo por Souza com intenção de poupar o veterano jogador. A chuva forte fez os jogadores vascaínos procurarem evitar as divididas e possíveis contusões mas como o Macaé não tinha mais qualquer disposição de tentar um resultado melhor na partida.
Com a fatura liquidada, o técnico Alfredo Sampaio decidiu dar uma oportunidade ao atacante chileno Villaneuva que está no clube desde o início do ano. O Macaé teve um gol anulado erradamente pela arbitragem mas acabou sofrendo o golpe definitivo aos 39 minutos quando Souza cometeu pênalti sobre Wagner Diniz. A torcida pediu o goleiro Tiago mas a bola ficou com Morais que, mesmo vaiado, bateu com competência e fechou o placar da partida.