Sem maiores sustos, o Vasco assegurou sua classificação para as semifinais da Taça Guanabara. Jogando em São Januário, na tarde deste domingo, o time derrotou a Cabofriense por 5 a 1 e garantiu a segunda colocação do Grupo B. No próximo final de semana, o time duela com o rival Flamengo, por uma vaga na decisão do primeiro turno do Campeonato Carioca. Morais, Alan Kardec, Leandro Bomfim, Alex Teixeira e Calisto marcaram os gols cruzmaltinos, enquanto Charles descontou para a equipe da Região dos Lagos.
Com a bola rolando o Vasco não demorou a abrir o marcador em São Januário. Aos sete minutos, o meia Morais recebeu passe de Alex Teixeira e acertou bonito chute de fora da área, surpreendendo o goleiro Gatti.
O segundo gol, por pouco não saiu aos dez minutos quando Calisto fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Alex Teixeira. Douglas Assis, no entanto, apareceu no último instante para salvar a Cabofriense. A equipe da Região dos Lagos respondeu no minuto seguinte, mas Tiago apareceu para com boa defesa, evitando o gol de empate.
O jogo era aberto em São Januário, e as duas equipes corriam bastante apesar do calor. Aos 19, Wagner Diniz fez grande jogada pela direita, invadiu a área sem marcação, mas se precipitou na hora de concluir o lance e desperdiçou boa chance de ampliar. Pouco depois, o lateral-direito deixou o campo devido a uma lesão muscular.
Com a defesa oferecendo espaços, o Vasco também passava por alguns sustos. Aos 23 minutos, Tiago teve que se esforçar para fazer duas defesas seguidas, em chutes de Juninho e Wesley, e manter a equipe cruzmaltina em vantagem na partida. O goleiro vascaíno voltou a salvar o time aos 25, desta vez em conclusões de Wesley e Tenório. Enfrentando um jejum de gols no Campeonato Carioca, a dupla de ataque vascaína formada por Alex Teixeira e Alan Kardec pouco apareceram em campo no primeiro tempo. Em um dos poucos lances, aos 42, Alan foi lançado na área, mas se atrapalhou na hora de dominar a bola e perde a chance de desencantar. A partir daí passou a ser vaiado por parte da torcida. A resposta de Alan Kardec veio aos 45 minutos, quando Calisto cruzou, Morais ajeitou meio sem querer, e o atacante aproveitou para cabecear para a rede. As vaias então foram trocadas por aplausos.
Alan Kardec voltou com moral para o segundo tempo, mas falhou aos dois minutos quando recebeu livre na área e chutou em cima de Gatti. Apesar da chance cruzmaltina, era a Cabofriense quem comandava as ações na etapa final. Acuado, o time vascaíno assistia à tentativa de reação do adversário. Um dos destaques da partida, o goleiro Tiago fez grande defesa aos 15 minutos, em finalização de Têti.
O Vasco só voltaria a ameaçar aos 21, mas Abuda não aproveitou o cruzamento de Morais e finalizou na rede pelo lado de fora. Dois minutos depois, no entanto, foi a Cabofriense quem chegou ao gol. Charles ganhou a dividida com Jorge Luiz e chutou prensado com Andrade para diminuir a vantagem vascaína.
A Cabofriense se empolgou e foi à frente em busca do empate, mas o Vasco tratou rapidamente de esfriar o entusiasmo do adversário. Aos 27, Jonílson chutou torto, mas Leandro Bomfim apareceu na área para escorar e marcar o terceiro gol do Vasco. Os donos da casa não demoraram a ampliar a vantagem e, aos 30 minutos, Morais foi derrubado na área. Pênalti que Alex Teixeira aproveitou para marcar seu primeiro gol no Carioca, desencantando assim como já havia feito seu companheiro Alan Kardec. Ainda deu tempo para, aos 46, Alex Teixeira rolar para Calisto chutar forte e fechar a goleada em 5 a 1.
A festa estava completa em São Januário e a torcida deixou o estádio provocando o rival, adversário da semifinal da Taça Guanabara.