PUBLICIDADE

Vasco empata com Fluminense e perde chance de virar vice-líder

PUBLICIDADE

Vasco e Fluminense empataram por 1 a 1 em partida disputada na noite deste domingo, no Engenhão, no encerramento da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time de São Januário que precisava vencer para chegar ao segundo lugar na tabela de classificação segue ocupando a quarta posição com 34 pontos ganhos enquanto o Fluminense está na nona colocação com 25 pontos. Foi o primeiro empate da equipe das Laranjeiras na competição.

No primeiro tempo, o Vasco foi melhor e construiu a vantagem com gol de pênalti marcado por Juninho Pernambucano. No segundo tempo, o Fluminense mudou seu comportamento tático e dominou inteiramente a partida. Os tricolores marcaram o gol de empate com Rafael Moura e sufocaram o adversário durante 45 minutos, mas a defesa vascaína conseguiu manter a igualdade. Na próxima rodada, o Vasco enfrentará o Flamengo enquanto o Fluminense vai encarar o Botafogo.

O jogo -Mal a partida começou, o Vasco, que já tinha perdido o zagueiro Anderson Martins e o meia Felipe, lesionados, ficou sem o lateral esquerdo Julinho que se contundiu e obrigou o técnico Ricardo Gomes a queimar uma substituição no início da partida. Mesmo assim, a equipe criou a primeira jogada de perigo em chute de Juninho Pernambucano que o goleiro Diego Cavalieri encaixou.

O time de São Januário mostrava mais ímpeto ofensivo enquanto o Fluminense tinha dificuldades em trocar passes no campo adversário, porque o meia Lanzini não conseguia achar uma boa posição em campo, e a dupla formada por Fred e Rafael Moura mostrava pouco entrosamento. O Tricolor só criou seu primeiro lance de perigo aos nove minutos em conclusão de Fred, após cruzamento de Mariano mas Fernando Prass fez uma defesa sem problema. Logo depois, o centroavante tentou novamente, e concluiu de voleio mas mandou a bola bem longe do arco vascaíno.

Depois da saída de Julinho, o Vasco passou a armar seus ataques pela direita com Éder Luis atuando nas costas de Carlinhos e forçando o jogo em cima de Márcio Rosário. Aos 19 minutos, Éder Luis arrancou pelo meio mas seu chute foi facilmente defendido por Diego Cavalieri.

Os dois times concentravam muitos jogadores no meio campo o que tornava a partida bastante truncada. Aos 30 minutos, os jogadores do Fluminense pediram a marcação de pênalti quando a bola chutada por Fred bateu no braço de Renato Silva, mas o árbitro considerou a jogada normal.

Aos 36, o Vasco marcou o primeiro gol. Em bola lançada para a área, o zagueiro Gum errou ao tentar rebater e Márcio Rosário acabou deslocando Alecsandro que tentava a conclusão. Pênalti, que Juninho Pernambucano converteu com a categoria habitual.

Depois de sofrer o gol, o Fluminense partiu para o ataque, acionando quase sempre o lateral Mariano que se aproveitava da improvisação de Jumar na lateral. Em dois cruzamentos, Rafael Moura levou vantagem sobre os marcadores mas as cabeçadas acabaram saindo sem perigo.

Aos 45 minutos, depois de jogada confusa na área vascaína a bola sobrou livre para Fred que desperdiçou a chance de empatar chutando fraco nas mãos de Fernando Prass. No último lance da etapa inicial, Fred concluiu após cruzamento de Lanzini e Fernando Prass espalmou para escaneio que não chegou a ser cobrado para irritação dos jogadores tricolores.

Os dois times voltaram sem modificações para o segundo tempo e com o Fluminense com uma postura muito mais agressiva para buscar o gol do empate. Com a marcação adiantada, a equipe de Abel dificultava a troca de passes por parte da equipe de São Januário. Aos sete minutos, o Tricolor das Laranjeiras quase chegou ao empate em chute de Fred, que bateu cruzado, e Fernando Prass mandou para escanteio. Na cobrança, Gum cabeceou e Juninho Pernambucano salvou na linha do gol.

No minuto seguinte, o time comandado por Ricardo Gomes criou sua primeira jogada de perigo através de Diego Souza que chutou da entrada da área e Diego Cavallieri evitou o segundo gol com grande defesa. Aos 13 minutos, Lanzini fez grande jogada individual, se livrando de dois marcadores e passou para Fred dentro da área. O atacante tricolor se chocou com Jumar e caiu pedindo pênalti, não marcado pelo árbitro

De tanto insistir o Fluminense acabou chegando ao gol de empate aos 15 minutos. Carlinhos recebeu de Lanzini pela esquerda e cruzou. Bem colocado entre os zagueiros, Rafael Moura subiu para cabecear e colocar a bola no canto direito de Fernando Prass que nem esboçou reação. Depois de conseguir o empate, o Tricolor continuou muito melhor em campo, pressionando em busca do desempate o que fez Ricardo Gomes tirar Juninho Pernambucano e Éder Luis para tentar dar mais fôlego à sua equipe.

O argentino Lanzini, que estava apagado no primeiro tempo, subiu de produção e o Fluminense seguiu pressionando. Aos 25 minutos, outro lance perigoso da equipe tricolor na área vascaína. Carlinhos passou a bola entre as pernas de Fagner e cruzou para Rafael Moura, mas Renato Silva salvou, tocando para escanteio. Mesmo com as mudanças, o Vasco continuava muito lento e com dificuldades para se aproximar da área tricolor.

Só aos 33 minutos é que o time de São Januário chegou com perigo em tabela de Fagner e Diego Souza, mas Mariano aliviou o perigo.

O Vasco teve uma jogada perigosa que acabou aliviada por uma saída de Diego Cavalieri e passou os últimos minutos entricheirado na defesa para suportar o ataque do Fluminense que pressionou mas não conseguiu marcar o gol da vitória.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE