Empatados na classificação do Campeonato Brasileiro com 43 pontos e com um jogo a menos do que os demais times, Vasco e Flamengo entram em campo nesta quinta-feira, em partida atrasada da sétima rodada.
E as duas equipes chegam empolgadas para o ‘Clássico dos Milhões’. Os vascaínos, que penavam com um jejum de oito jogos sem vencer na competição, conseguiram bater o Botafogo no último domingo. Um dia antes, os Rubro-Negros também encerraram um tabu de cinco meses sem vitórias fora de casa e triunfaram sobre o Paraná.
Pelo lado do Vasco, o técnico Celso Roth ainda busca ganhar a confiança da torcida. No último domingo, o treinador foi muito hostilizado pelos cruzmaltinos na vitória sobre o Botafogo. Prestes a participar de seu segundo Vasco e Flamengo desde que chegou a São Januário, Celso Roth se mostra ciente da importância do duelo.
“Claro que um Vasco e Flamengo é diferente. Trabalhei nos dois times e sei bem o que é isso. É um clássico especial em todos os aspectos, encarado de forma diferente pelos dois clubes. Será um jogo eletrizante e muito difícil”, comentou o treinador.
Herói da última vitória cruzmaltina, o zagueiro Jorge Luiz sabe que a comemoração só será completa se o Vasco conseguir bater também o seu principal rival. Por isso, o jogador prega atenção total no clássico.
“Agora é outro clássico importante, onde novamente a gente tem que se superar, então é entrar com atenção. Se pudermos matar o jogo, vamos. Não podemos perder este clássico. Qualquer partida que ganharmos, estaremos mais próximo da Libertadores. O pensamento das duas equipes é entrar para vencer. Quem tiver mais determinação e estiver melhor taticamente ganhará a partida”, afirmou Jorge Luiz.
Mesmo satisfeito com a atuação de seu time no último jogo, Celso Roth terá que fazer mudanças para o clássico desta quinta. Expulso contra o Botafogo, o volante Amaral não poderá jogar e será substituído por Andrade no meio-campo vascaíno. O atacante reserva Enilton, que também recebeu o vermelho, é outro desfalque. Já o lateral-esquerdo Rubens Júnior cumpriu suspensão e deve voltar no lugar do jovem Eduardo.
Mudanças também fazem parte da programação do Flamengo para este clássico. Sem poder escalar o seu capitão Fábio Luciano, que recebeu o terceiro amarelo contra o Paraná, o técnico Joel Santana confirmou que Rodrigo Arroz ganha nova oportunidade na defesa rubro-negra. O jogador não teme entrar em um jogo com tamanha rivalidade.
“Estou preparado. Fico feliz com a oportunidade de jogar contra um adversário importante e complicado. É bom enfrentar o Vasco. As duas equipes venceram seus últimos jogos e o torcedor que for ao Maracanã verá um excelente jogo”, ressaltou Rodrigo.
Se confirmou a entrada de Rodrigo Arroz na defesa, o técnico do Flamengo levará para o vestiário do Maracanã uma dúvida: com boas atuações nos treinamentos desta semana, Renato Augusto pode ser escalado de início no lugar de Toró.
“O Renato Augusto é um jogador de muita força, luta e disposição. A participação dele motiva a todos. A minha única dúvida para o jogo é se ele sai como titular, ou começa no banco. Só vou divulgar a escalação em cima da hora. O resto do time está confirmado”, disse Joel, que segue sem poder contar com o volante Jailton (machucado) e o meia Roger (recuperando-se de lesão).
Ainda com o discurso de que o Flamengo não se livrou definitivamente do fantasma do rebaixamento, o técnico rubro-negro alerta sobre os perigos do clássico. E assim como o rival, Joel Santana também reconhece que uma vitória poderá trazer dias mais tranquilos ao time da Gávea na reta final do Brasileiro.
“Se ganharmos este clássico vamos ficar em uma situação muito boa. É um jogo perigoso, mas um triunfo nos deixaria com mais moral e personalidade para o resto da competição”.