Depois de longa reunião com o presidente Roberto Dinamite que só terminou na madrugada desta sexta-feira, Dorival Júnior foi anunciado como o novo treinador do Vasco. Ele vai substituir Renato Gaúcho com a missão de recolocar a equipe de São Januário na Série A do Campeonato Brasileiro. O treinador vai assinar contrato com um ano de duração, e será apresentado na tarde desta sexta-feira na sede do clube, em São Januário.
Dorival chega com autonomia para montar o novo elenco do Vasco, que promete ser mais forte do que atual temporada. O clube contará com receitas das novas parcerias do clube com a Eletrobrás e com a Champs. O início do trabalho do novo treinador treinador está marcado para o dia 5 de janeiro, data da apresentação dos jogadores na Colina, já visando à pré-temporada que deverá ser realizada no Vasco-Barra.
Dorival Júnior, um técnico considerado da ‘escola’ de Muricy Ramalho (de quem foi auxiliar-técnico no Figueirense), tem um bom retrospecto desde que começou a trabalhar como treinador, conquistando quatro títulos em cinco anos de atividade. Dorival iniciou a carreira em 2004, levando o Figueirense ao título de campeão catarinense. Em 2005, no Fortaleza, foi campeão cearense. Em 2006, no Sport, ganhou o título pernambucano. Em 2008, foi campeão paranaense no Coritiba e nono lugar do Brasileiro, garantindo o clube na Copa Sul-Americana de 2009.
Ainda em 2007, dirigindo o São Caetano, Dorival chegou à final do Paulistão, eliminando o São Paulo nas semifinais (perdeu a decisão para o Santos) e, no mesmo ano, pôs o Cruzeiro na Libertadores de 2008. Também dirigiu Juventude e Criciúma, mas sem resultados importantes.