Com um gol marcado por Ciro aos 46 minutos do segundo tempo, o Sport conseguiu evitar que o Vasco conseguisse a sonhada reabilitação no Campeonato Brasileiro. O empate por 2 a 2 nesta quarta-feira, na Ilha do Retiro, acabou fazendo justiça ao futebol mostrado pelos dois times.
O Sport foi melhor durante toda a partida enquanto o Vasco foi premiado pela bravura com que tentou interromper a seqüência de maus resultados na competição. Com o resultado, o Sport chegou aos 40 pontos e está na 11ªposição. Já o Vasco conseguiu seu 27º ponto e saiu da lanterna. O time de São Januário ocupa o 17º lugar.
O empate teve um gosto amargo para o Vasco porque o time dirigido por Renato Gaúcho mostrou muita vontade de conquistar um resultado positivo depois de três derrotas seguidas. No aquecimento, perdeu o goleiro Roberto e ficou sem reserva para Rafael no banco, mas não deixou de correr um minuto sequer para sair com um resultado positivo.
O Sport começou em ritmo lento e depois que sofreu os dois gols partiu para o desespero e só conseguiu o gol de empate nos acréscimos. Na próxima rodada o Vasco enfrentará o Flamengo no Maracanã enquanto o Sport enfrentará o Náutico.
A partida começou com a torcida do Sport levando um susto. Logo no segundo minuto, Baiano cobrou falta na entrada da área e mandou a bola no travessão de Magrão. O lance animou o time carioca e desnorteou a equipe pernambucana que precisou de algum tempo para se organizar em campo. Para segurar as manobras vascaínas, os jogadores do Sport faziam muitas faltas. Com jogadores jovens como Moacir e Ciro, o time de Nelsinho Baptista encontrava muita dificuldade para armar boas jogadas de ataque.
Já o Vasco, armado com esquema defensivo, tentava se aproximar da área pernambucana, mas o isolamento de Leandro Amaral impedia que a equipe carioca tivesse êxito. A primeira jogada perigosa do Sport só aconteceu aos 16 minutos quando após disputa de Roger com Eduardo Luiz a bola sobrou para Ciro que chutou para fora.
O jogo passou a ser intensamente disputado com muita marcação por parte das duas equipes, mas com poucos lances de emoção. Aos 29, Júnior Maranhão arriscou de longe e Rafael fez uma defesa segura. Aos 34 minutos, o goleiro apareceu muito bem para desviar um chute perigoso de Carlinhos Bala. Aos 35 minutos, o arqueiro vascaíno voltou a brilhar ao defender um chute de Roger.
Aos 37 minutos, o Sport abriu o marcador. Kássio recebeu a bola pela direita após cobrança de escanteio e bateu forte. A bola bateu na cabeça de Baiano e enganou Rafael, mas o árbitro confirmou a autoria para o jogador do Sport. A torcida rubro-negra nem teve muito tempo de curtir o resultado porque aos 40 minutos, o Vasco empatou.
O meia Moacir perdeu a bola nas imediações da grande área e Leandro Amaral recebeu de Alex Teixeira para chutar rasteiro sem chances para o goleiro Magrão. O Leão da Ilha ainda estava tentando advinhar o que tinha acontecido quando sofreu o segundo gol, novamente com Leandro Amaral que recebeu de Baiano e rolou para Leandro Amaral acertar belo chute de esquerda e desempatar a partida.
O Sport voltou modificado para o segundo tempo mas o time dirigindo por Nelsinho Baptista continuava com dificuldade para furar o bloqueio da equipe carioca. O Vasco voltou melhor e criou uma boa chance aos 11 minutos quando Valmir fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a conclusão de Mateus, que cabeceou para fora quando tinha tudo para marcar o terceiro. Insatisfeito, o treinador do clube pernambucano desmanchou o esquema, tirando o zagueiro César e colocando o volante Sandro Goiano.
A mudança fez o Sport assumir o controle da partida e pressionar o Vasco em busca do gol do empate. Já o time mostrava muita disposição para se defender e pouco se arriscava no ataque. Aos 25 minutos, o zagueiro Odvan que tinha entrado no lugar de Fernando, derrubou Ciro na área, mas o árbitro Wilson Seleme nada marcou. Aos 28 minutos, Odvan evitou o gol do empate, cabeceando a bola antes que Fumagalli chegasse para concluir depois da falha do goleiro Rafael.
Com o passar do tempo, a torcida rubro-negra foi se enervand e transmitindo intranqüilidade para a equipe que errava muito quando se aproximava da área carioca. Quando o Vasco estava todo na sua área defendendo o resultado, o atacante Ciro aproveitou um bom passe de Roger para chutar rasteiro e marcar o gol do Sport, definindo o resultado da partida.