Em uma partida com dois tempos distintos, o Vasco ficou no empate em 1 a 1 com a Universidad de Chile, em São Januário, e vai ter que decidir a classificação para a final da Copa Sul-americana em Santiago, na próxima quarta-feira. Os cruz-maltinos dominaram a etapa inicial e abriram o placar com Bernardo, mas cederam a igualdade no segundo tempo com um gol de Osvaldo González.
Os cariocas terão pouco tempo para se recuperar, pois voltam a campo neste domingo, contra o Fluminense, pelo Campeonato brasileiro. O Vasco precisa da vitória para manter a chance de título da competição.
Para avançar à final da Sul-americana, o Vasco vai precisam vencer a Univerisdad de Chile. Um empate sem gols classifica os chilenos. Igualdade em 1 a 1 levará o duelo para os pênaltis. Com mais dois ou mais gols, os cruzmaltinos vão para a decisão.
O jogo – Nos primeiros toques de bola da partida, a Universidad de Chile tentou surpreender o Vasco e impor uma pressão. No entanto, em pouco tempo o Vasco tomou conta do confronto e passou a buscar o ataque com ênfase. Até os dez minutos, os cruzmaltinos tiveram duas chances, mas Juninho acertou o goleiro Herrera e Allan finalizou por cima do gol. Já os visitantes também chegaram duas vezes, com Vargas, mas só em uma Fernando Prass foi exigido.
A partida seguiu com o mesmo panorama, com o Vasco buscando mais o ataque e a Universidad de Chile tentando manter a posse de bola e avançar nos erros dos cruzmaltinos. Só que boa chance só voltou a acontecer oas 26 minutos. Bernardo e Felipe tabelaram e o experiente finalizou a esquerda do gol chileno. Três minutos depois, após boa troca de passes, Felipe tocou para Élton, que chutou no travessão de Herrera.
Os lances animaram o Vasco, que passou a pressionar mais e quase abriu o placar aos 31 minutos. Juninho cobrou falta de longe e a curva da bola ia enganando Herrera, mas o goleiro chileno conseguiu salvar. No entanto, no minuto seguinte não teve jeito. Allan lançou Bernardo, que apareceu livre para chutar cruzado e colocar na rede.
Após o gol, o Vasco recuou e viu o Universidad de Chile pressionar nos minutos finais do primeiro tempo. Os chilenos conseguiram criar algumas boas jogadas e desperdiçou chances de empatar com Aranguíz e Canales. Assim, os cruzmaltinos foram para o intervalo com a vantagem no placar.
No segundo tempo, a Universidad de Chile começou tendo o domínio da posse de bola e marcando o Vasco em seu campo de ataque. Com isso, os cruzmaltinos tiveram dificuldade de sair com a bola e viram os visitantes chegar perto do gol. No entanto, a defesa carioca não permitiu qualquer boa chance chilena.
Os donos da casa tiveram a primeira boa oportunidade aos 13 minutos. Felipe foi lançado na entrada da área e chutou por cima do gol de Herrera. Sò que o lance não mudou o panorama da partida e os chilenos seguiam com mais posse de bola e arriscando os chutes de fora da área.
Enquanto os visitantes tinham mais a bola, o Vasco passava a criar as melhores chances. Aos 27 minutos, após cobrança de falta de Juninho na área, Dedé apareceu livre, mas cabeceou em cima de Herrera. A resposta da Universidad de Chile veio quatro minutos depois. Vargas cruzou e Canales cabeceou em cima de Fernando Prass.
Só que aos 33 minutos o Vasco não aguentou o domínio da Universidad de Chile. Após cobrança de falta na área, Osvaldo González subiu e cabeceou de costas e acertou o gol para empatar o placar em São Januário.
Mesmo depois do revés, o Vasco não tinha força para atacar, parecendo cansado pela maratona de jogos. Os cruzmaltinos tentavam chegar com bolas paradas e quase marcaram o segundo aos 40 minutos. Juninho cobrou falta na área e Alecsandro cabeceou a esquerda do gol chileno. Nos minutos finais, o donos da casa tentaram uma pressão final, mas tiveram que sair de campo com o empate.