Depois de perder a invencibilidade na Taça Guanabara para o América, o Vasco volta a campo neste domingo, quando recebe o Volta Redonda, às 16 horas (de Brasília), em São Januário, na penúltima rodada do primeiro turno do Campeonato Carioca. A equipe cruzmaltina soma seis pontos no grupo B, dois a mais do que o Voltaço.
O maior desafio do técnico Renato Gaúcho após o resultado negativo no meio de semana foi motivar o elenco do Vasco. O treinador procurou ressaltar que sua equipe ainda depende das próprias forças para buscar sua classificação para as semifinais do primeiro turno. ‘Aqui não tem nada de desespero. O Vasco ainda depende de suas próprias forças. Basta ganharmos os nossos dois jogos para conseguirmos a vaga. Confio plenamente no meu grupo e sei do potencial dos meus jogadores’, afirmou.
Em campo, a equipe tentará quebrar o mau desempenho do ataque vascaíno, que marcou apenas gols no segundo tempo. ‘O primeiro tempo é sempre mais difícil. As equipes ficam se estudando, marcam melhor. No segundo, o jogo fica mais aberto, e as jogadas aparecem com mais facilidade. Mas não podemos deixar que isso continue. Temos que entrar mais ligados’, explicou o atacante Leandro Amaral.
Para conseguir a reabilitação, o Vasco entrará em campo desfalcado. Expulsos contra o América, o volante Ygor e o meia Morais cumprirão suspensão automática. Assim, Amaral e Abedi devem ganhar uma oportunidade entre os titulares. Machucado, o zagueiro Emiliano Dudar também não joga e dá lugar a Jorge Luiz. Uma novidade no banco de reservas será a presença do meia Renato, que pediu para ser relacionado. O treinador pretende lançar o jogador no segundo tempo para lhe dar ritmo de jogo.
Já o atacante Romário, que entrou no decorrer do último jogo, deve ficar novamente no banco de acordo com Renato Gaúcho. ‘O Romário ainda não tem condições de atuar durante os 90 minutos, porque deixa a desejar na parte física. O jogo com o Volta Redonda será às 16 horas, com sol de 15 horas’, ressaltou o treinador. No Volta Redonda, todos sabem que uma vitória poderá deixar a equipe bem perto da vaga, pois o último jogo do primeiro turno é contra o Nova Iguaçu no Estádio Raulino de Oliveira. ‘Queremos a classificação. A cidade está confiante. Se ganharmos do Vasco, o público vai comparecer em bom número ao nosso estádio na última rodada’, afirmou o presidente Rogério Loureiro.
Para o jogo deste domingo, o técnico Moreno não adianta se fará mudanças na equipe, mas uma das alterações pode acontecer no gol, onde Lázaro está cotado para ganhar a vaga de Sandro. No ataque, Rodrigo Calisto se recuperou de lesão, mas ainda não deve ter condições de iniciar a partida.
FICHA TÉCNICA
VASCO X VOLTA REDONDA
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 11 de fevereiro de 2007, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Claudio José de Oliveira Soares
VASCO: Cássio; Thiago Maciel, Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Amaral, Ives, Abedi e Darío Conca; André Dias e Leandro Amaral
Técnico: Renato Gaúcho
VOLTA REDONDA: Sandro (Lázaro); Julio Cezar, Ailson, Alemão e Hamilton; Léo, Cadu, Adriano Felício e Sérgio Manoel; Amaral e Fábio
Técnico: Moreno