O Botafogo queria aproveitar a partida contra o Barueri, neste domingo, para conquistar três pontos e se afastar de vez da zona de rebaixamento. Só que os planos da equipe alvinegra não se concretizaram. O Barueri venceu por 3 a 0, todos os gols marcados por Val Baiano, que voltava ao time depois de ficar afastado juntamente com o goleiro Renê por terem afirmado que seus companheiros receberiam incentivo de outros clubes para derrubar o Flamengo, no famoso caso da "mala branca".
A partida foi disputada na tarde deste domingo, na Arena Barueri, e válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória o Barueri chegou ao décimo lugar com 48 pontos enquanto o Botafogo segue em 16º lugar com 41 pontos.
O time dirigido por Luís Carlos Goiano foi sempre mais organizado em campo e só não aplicou uma goleada por causa das boas defesas do goleiro Jéfferson. Já o Botafogo entrou com uma formação muito defensiva e não teve condições de se impor diante do adversário. Na próxima rodada, o Botafogo receberá o São Paulo no Engenhão enquanto o Barueri vai ao Barradão, em Salvador, enfrentará o Vitória.
Precisando da vitória para se afastar da zona do rebaixamento, o Botafogo começou a partida tentando dar velocidade ao jogo. E logo aos dois minutos, em chute da intermediária, Juninho experimentou de fora da área e a bola passou por cima do travessão de Renê. Com o atacante Jóbson se movimentando por todos os lados de campo e Lúcio Flávio mais fixo no ataque ao lado de Reinaldo o time carioca tentava pressionar a defesa do clube paulista.
O Barueri só conseguiu sair da defesa e chegar à area carioca aos oito minutos em conclusão de Val Baiano que não levou perigo ao gol de Jéfferson. Aos dez minutos, Diego chega na linha de fundo e cruza rasteirto. Ralf se atrapalhou ao tentar afastar e bateu para trás, mas o goleiro Renê conseguiu fazer a defesa.
O time paulista começou a crescer em campo e, aos 20 minutos, Ewerton arriscou de fora da área e obrigou Jéfferson a fazer grande defesa para evitar a abertura da contagem. Com três volantes em campo, o time dirigido por Estevam Soares tinha dificuldade em criar jogadas de ataque, já que Reinaldo ficava muito isolado entre os zagueiros paulistas. Aos 24 minutos, Flavinho driblou Juninho e Alessandro e recuou para Ewerton, que foi empurrado dentro da área por Léo Silva, mas o árbitro mandou o jogo seguir.
A equipe da casa continuou pressionando e, aos 26 minutos, Val Baiano exigiu outra boa defesa de Jéfferson com um chute de fora da área. Depois de pressionar, o Barueri marcou o primeiro gol aos 28 minutos. Após cobrança de escanteio, Leandro Castán desviou e Val Baiano livre, diante da indecisão de Juninho, matou a bola no braço e chutou forte sem qualquer chance de defesa para o goleiro da equipe carioca.
Mesmo em desvantagem, o Botafogo não mudou sua postura e só chegava à area paulista em chutes de longa distância, quase sempre sem qualquer efeito prático. O Barueri seguiu ditando as ordens dentro de campo e só não ampliou por causa das boas defesas do goleiro Jéfferson aos 37 e 38 minutos em chutes de Flavinho e Márcio Careca.
Aos 40 minutos, Márcio Careca se livrou com facilidade da marcação de Alessandro e cruzou com violência, mas o goleiro Jéfferson fez a defesa e impediu que a bola chegasse ao atacante Val Baiano que penetrava livre à espera do rebote.
O Botafogo voltou modificado para o segundo tempo. O técnico Estevam Soares trocou os volantes Léo Silva e Fahel pelos meias Thiaguinho e Renato Silva numa tentativa de tirar o time da defesa e torná-lo mais ofensivo. E o Botafogo nem teve tempo para mostrar que o esquema iria funcionar. Aos sete minutos, em nova desatenção da defesa alvinegra em jogada aérea do Barueri, a bola sobrou para Val Baiano inteiramente livre e o atacante bateu cruzado para ampliar o marcador.
Aos 13 minutos, Ewerton cobrou direto uma falta marcada pelo árbitro como tiro livre indireto. Como a bola não tocou em nenhum jogador, o goleiro Jéfferson deixou passar e o árbitro marcou tiro de meta para desespero de Ewerton, que reclamou bastante e acabou premiado com o cartão amarelo.
Aos 18 minutos, o goleiro Jéfferson teve que sair na cabeça de Val Baiano para evitar o terceiro gol do Barueri. Aos 24 minutos depois de mais uma falha da insegura defesa alvinegra, a bola sobrou para Thiago Humberto que tentou colocar e a bola passou bem perto da trave esquerda do goleiro alvinegro.
O time de Estevam Soares continuava desarrumado em campo e, aos 26, novamente o goleiro Jéfferson teve trabalho para defender um chute de Val Baiano.
O time carioca só voltou a dar sinal de vida aos 27 minutos em chute de Thiaguinho que assustou Renê. O Botafogo tentava atacar, mas o fazia de forma desorganizada levantando bolas que eram facilmente cortadas pela defesa paulista. Enquanto isso, o Barueri tentava jogar nas costas dos zagueiros alvinegros e aos 39 minutos, Márcio Careca prejudicou o ataque ao tentar chutar para o gol quando seus companheiros aguardavam livres na grande área.
Nos minutos finais, o Botafogo tentou partir para o desespero mas faltou competência para, pelo menos, tentar assustar o Barueri quie até poderia ter marcado o terceiro gol mas o goleiro Jéfferson grandes defesas aos 44 e 46 minutos e evitou que o placar fosse ampliado. Aos 47 não teve jeito, Henrique Dias fez boa jogada pela direita e rolou para Val Baiano bater de primeira e dar números definitivos ao jogo.