Mato Grosso vai receber a Tocha Olímpica do “Rio 2016” nos dias 23 e 24 de junho. As datas foram confirmadas pelo Comitê Olímpico durante a visita de representantes ao Estado. Mato Grosso será o único estado brasileiro a receber o símbolo dos Jogos Olímpicos por dois dias.
No primeiro dia serão 28 quilômetros percorridos entre Cuiabá e Várzea Grande, saindo do aeroporto Marechal Rondon e passando pelos principais pontos turísticos e monumentos históricos das duas cidades. O percurso será finalizado na Arena Pantanal, onde haverá um show de encerramento e acendida a Pira Olímpica. Já no segundo dia, a Tocha passará por pontos turísticos de Mato Grosso, que ainda serão definidos.
Nesta semana, representantes do Comitê Olímpico Rio 2016 realizaram uma visita técnica por pontos turísticos em Cuiabá, Poconé, Nobres e Chapada dos Guimarães. Eles verificaram quais locais são viáveis logisticamente para a passagem da Tocha. A definição dos lugares escolhidos será divulgada em breve.
Entre os pontos visitados, a equipe esteve na Arena Pantanal, local em que será finalizado o percurso no primeiro dia da passagem da Tocha por Mato Grosso, com uma grande festa. O diretor operacional do Revezamento do Comitê Olímpico, Simon Wably, disse que este é o melhor espaço já visitado por ele no país para realização do evento. “A Arena Pantanal está de parabéns e será com certeza o melhor evento do país”.
A exemplo do que foi feito em outros países, a troca dos condutores da tocha será feita preferencialmente em frente aos pontos turísticos de cada lugar por onde a tocha passar, para que belas imagens possam ser captadas.
Para o secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, será uma oportunidade ímpar de divulgar o potencial turístico de Estado. “Durante as Olimpíadas, os olhos de todo o mundo estarão voltados para o Brasil e teremos uma chance única de divulgar o quanto Mato Grosso tem a oferecer em turismo”.
A Tocha é um símbolo fundamental do movimento olímpico e representa seus ideais. Em Mato Grosso 131 pessoas terão a oportunidade de carregá-la por 200 metros cada uma.
A jornada da Tocha começa em maio, na Grécia, onde será acesa em Atenas. De lá, a peça segue direto para o Brasil em um avião. Chegando a Brasília começa o revezamento que irá durar cerca de 90 dias percorrendo aproximadamente 300 municípios em diversos países, chegando ao Rio de Janeiro em agosto para a cerimônia de abertura dos jogos. Serão 19,7 mil km de rota terrestre e 8,8 mil km de rota aérea, em até quatro cidades por dia. Inicialmente, foram escolhidos 82 municípios brasileiros onde a Tocha Olímpica deverá pernoitar, entre eles Cuiabá.
Durante a rota do revezamento no Brasil, ela será carregada por cerca de 12 mil condutores. A relação destes condutores será divulgada em fevereiro de 2016.