Desembarca neste sábado, 14.04, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, o presidente do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, Carlos Justino Terena e a representante da Secretaria Especial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, Sarah Castro responsáveis pela elaboração do trajeto que será percorrido pela “Tocha Olímpica” no Brasil até sua chegada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para o início dos Jogos Pan-americanos.
O grupo chega em Mato Grosso com o objetivo de avaliar a possibilidade da passagem da tocha pelo estado, com chegada na Aldeia Seringal, da etnia Paresi, localizada a cerca de 20 km do município de Campo Novo do Parecis (a 396 km ao noroeste de Cuiabá).
Segundo o secretário de Esportes do município, Sérgio Luiz Alves Nogueira o Comitê Olímpico Brasileiro, um dos organizadores do Pan Rio 2007, deu autonomia ao representante indígena Carlos Terena para a definição do trajeto da tocha, que deverá inserir a aldeia mato-grossense como um dos locais para a passagem do símbolo. Entre outros requisitos para a vinda do fogo olímpico está a realização do I Jogos Interculturais Indígenas, que deverão recepcionar a chegada da tocha no município. O secretário também acredita que a proximidade da aldeia com o município, e o fácil acesso tanto terrestre quanto aéreo deverão favorecer a escolha pela sede.
“Nós temos duas possibilidades para a realização dos jogos indígenas, uma contemplando a vinda da tocha, com os jogos tendo início no final de junho; e outra, com a realização dos jogos no final de maio, caso a fogo olímpico não passe por Mato Grosso”, explicou Sérgio Luiz.
De acordo com o secretário de Estado de Esportes, Baiano Filho, caso seja confirmada a passagem por Mato Grosso, a tocha que será acesa no dia 04 de junho, sairá da cidade de Santo Domingos, na República Dominicana, sede dos últimos Jogos Pan-americanos em 2003, passará pelo México, em visita às ruínas da antiga Civilização Asteca, e chegará ao Brasil, passando pela Aldeia Seringal, em Mato Grosso, com destino ao Rio de Janeiro, sede do Pan 2007.
O secretário enfatizou ainda, que este não é o trajeto definitivo do fogo olímpico, e que o itinerário da tocha no Brasil ainda será definido após uma reunião que será agendada entre o Ministério dos Esportes e os secretários estaduais.
Também está confirmada a vinda do Chefe do Cerimonial da Tocha Olímpica do PAN, o australiano Simon Wadley, que desembarcará no domingo, 15.04, pela manhã, e seguirá para o município de Campo Novo do Parecis.