Vanderlei Luxemburgo está liberado para comandar o Flamengo na fase semifinal do Campeonato Carioca. Na noite desta quinta-feira, o treinador teve a sua pena de dois jogos mantida pelo Pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ). Como já cumpriu a imposição nos duelos contra Fluminense e Nova Iguaçu, o dono da prancheta rubro-negra já projeta o compromisso deste domingo, diante do rival Vasco, no estádio do Maracanã.
Luxemburgo acabou suspenso por dizer, em entrevista coletiva, que era necessário “dar porrada” na Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Todavia, o defensor flamenguista no processo, o advogado Michel Asseff Filho, pediu a absolvição alegando que a declaração não teve teor desrespeitoso.
O relator do processo, Marcelo Jucá, que também é vice-presidente do TJD-RJ, votou pela manutenção da pena, assim como os auditores José Jayme Santoro, Vagner Lima Gabriel e José Teixeira Fernandes – mandatário do tribunal. Já Rui Calandrini e Dílson Neves Chagas pediram a extinção do processo. Por sua vez, Antonio Ricardo da Silva optou pela absolvição de Luxemburgo.
O duelo entre vascaínos e flamenguistas terá início às 16 horas (de Brasília) deste domingo. A volta está agendada para o dia 19 de abril, também no Maracanã. A representação da Gávea encerrou sua participação na primeira fase como vice-líder, somando 36 pontos – atrás do Botafogo, campeão da Taça Guanabara, nos critérios de desempate.