O secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, recebeu, ontem, uma comitiva de atletas japoneses que está visitando o Brasil para divulgar o beisebol. São 14 jovens com idades entre 20 e 21 anos, estudantes de Educação Física da Universidade de Nittai, em Tóquio.
Incentivados pelo governo japonês, os universitários embarcaram para o Brasil para uma viagem de um mês por três Estados. Em Mato Grosso, colocaram Cáceres, Cuiabá e Nobres na lista. Também vão conhecer São Paulo e Paraná. Após a formatura no Japão, poderão se candidatar a um programa de intercâmbio para trabalhar como técnicos de beisebol no Brasil por dois anos.
Contando com a ajuda do presidente da Federação Mato-grossense de Beisebol e Softbol, Yuji Izawa, para se comunicar com os atletas, o secretário da Casa Civil destacou que o esporte ajuda a formar o caráter e a manter os jovens longe das drogas. Também falou de sua admiração pela cultura e disciplina japonesas.
No encontro, os atletas entregaram uma luva e uma bola de beisebol a Paulo Taques, que retribuiu com um livro sobre o Pantanal de Mato Grosso e o selo comemorativo dos 150 anos do Marechal Cândido Rondon.
Há poucos dias no Brasil, o capitão do time fez questão de se apresentar e saudar Paulo Taques em português. O secretário sensibilizou-se com o gesto. “Gostaria de agradecer seu esforço em me saudar na língua do meu país. Isso demonstra seu respeito e reforça as contribuições que a cultura japonesa dá ao mundo há milênios. Não tenho condições de saudá-lo em seu idioma, mas gostaria que levasse ao seu país nosso profundo respeito e agradecimento por essa visita”.