Se teve algo que repercutiu de forma mais negativa do que a derrota do Internacional em sua estreia na Libertadores, diante dos bolivianos do Strongest, na última terça-feira, foi a participação do meio-campista Anderson no jogo em La Paz. Repatriado pelo Colorado do Manchester United no término da janela de transferências, o brasileiro foi motivo de certa ironia na imprensa europeia, que há tempos criticava as atuações do camisa 8.
Na última terça, Anderson conseguiu suportar os efeitos da altitude boliviana por 36 minutos apenas. Os mais de 3500m de altitude impediram o meia de permanecer em campo e ajudar o Inter, que acabou perdendo o jogo por 3 a 1. Assim que deixou o gramado para a entrada de Vitinho, outro contratado para reforçar o Inter nesta temporada, Anderson fez uso da máscara de gás oxigênio para recuperar o fôlego e estabilizar a respiração.
O jornal inglês Daily Mail relembrou os tempos de Anderson em Manchester e ironizou a condição física do jogador, que já não era das melhores na Inglaterra. Chegado ao United em 2007, Anderson foi tratado no título da matéria como “o fracasso do Manchester”. O atleta despontou no Grêmio ainda adolescente, e figurou como titular no esquema de Alex Ferguson, mas não demorou a apresentar problemas. A dificuldade de manter a forma física, tratada pelo jornal como “gosto por fast-food”, foi uma das principais causas para o brasileiro ser preterido no futebol inglês.
Depois de ter o ano de 2010 interrompido por uma grave lesão, Anderson se recuperou nas dependências do Manchester, mas não teve chances com David Moyes, primeiro substituto de Alex Ferguson, e foi emprestado a Fiorentina. No futebol italiano também não agradou, voltando ao United há cerca de um ano. Na atual temporada do Inglês, Anderson tinha feito apenas dois jogos e acertou sua volta ao Brasil na tentativa de reencontrar o bom futebol no Inter, principal rival do clube que o revelou.
Além de ironizar Anderson ao longo do texto, o jornal apresentou uma montagem de fotos retratando o momento de seu atendimento médico. Nas fotos, fica evidente a cara de sofrimento e descontentamento do atleta. Como se não bastasse tal exposição, o jornal ainda fez questão de relembrar que, há cerca de uma semana, em sua estreia oficial pelo Inter, o meia entrou no segundo tempo e ainda perdeu um pênalti.