Encerrada a temporada 2008 do estadual de motocross, a Federação Mato-grossense de Motociclismo já prepara novidades para 2009. Entre elas estão adequações em categorias do certame, bem como a meta de ampliar o número de provas.
De acordo com o presidente Nelson Campos, no próximo ano a intenção é que de 12 a 14 corridas sejam realizadas nas diferentes cidades do Estado. Ele destacou, em entrevista a Só Notícias, que algumas cidades já se mostram interessadas em sediá-las e estão se organizando. Entre as justificativas para ampliar o calendário esportivo está o fato do próximo ano não ser político. Campos salientou que em 2008, devido ao pleito de 5 de outubro, o esporte esbarrou em uma série de dificuldades.
“Este ano foi difícil para o esporte em Mato Grosso, mas agora muitas cidades já estão se prontificando”, declarou, na central de jornalismo de Só Notícias. Ele destaca que municípios como Nortelândia, Matupá, Alto Araguaia, Terra Nova do Norte, Cáceres, Barra do Bugres, podem receber as disputas do mato-grossense.
O calendário da federação começa ser elaborado em fevereiro e só será finalizado durante assembléia com presidentes de Moto Clubes. “Nós temos que esperar o brasileiro sair para não chocar datas. As regionais costumam esperar o brasileiro, estadual para fazer depois as provas”, ponderou.
Tratando de mudanças, Nelson Campos antecipa que a categoria 125 cilindradas será extinta e, em seu lugar, criada a MX2, comportando motos de até 250 cilindradas 4 tempos e 2 tempos.
“Esta será a única [mudança], pelo fato das indústrias não mais fabricarem máquinas [dois tempos 125cc] e também a questões ambientais [poluição]. Mas quem corria com 125cc 2 T poderá andar nesta nova”, expõe.
Pelo estadual as provas passaram pelas cidades de Colíder, Juína, Lucas do Rio Verde, Peixoto de Azevedo, Cláudia, Marcelândia, Juara e Sorriso. Quatro sorrisenses sagraram-se campeões. Márcio Pozzobon na 125cc, Anderson Chupel pela graduados e força livre nacional (motos nacionais), Edmar dos Santos na MX Júnior (motos nacionais) e 65 cilindradas, Thiago Formehl.