Em audiência de conciliação, ontem à noite, no Supremo Tribunal Federal (STF), foi firmado um acordo e o Campeonato Brasileiro da Série C deste ano contará com 21 clubes. Desta forma, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aceitou incluir o Treze, da Paraíba, e Rio Branco, do Acre, na competição e ficam no Grupo A, onde estão Luverdense e Cuiabá.
O Treze aceitou retirar todas as ações que pediam a exclusão do Rio Branco da competição e o incluíam na disputa. Para isso, pediu garantias a CBF que não o retirasse da competição. Do outro lado, o Rio Branco também aceitou encerrar suas ações judiciais para ser incluído na disputa.
Com a decisão, o grupo A terá 11 participantes. São eles Luverdense, Cuiabá, Rio Branco (AC), Treze (PB), Baraúnas (RN), Fortaleza (CE), CRB (AL), Águia (PA), Sampaio Corrêa (MA), Brasiliense (DF) e Santa Cruz (PE).
Por outro lado, o risco de rebaixamento também aumenta, neste grupo. A CBF confirmou que, em 2014, a competição voltará a ter 20 clubes. Isso significa que três representantes do Grupo A serão rebaixados, deixando a disputa ainda mais acirrada.
A nova tabela da competição deve ser divulgada, ainda hoje. O Rio Branco, que não estava entre os times, deverá folgar, sendo incluído nas próximas rodadas.
Em 2011, o Rio Branco foi punido por ser favorecido pela Justiça Comum em um processo para liberação do seu estádio. O time foi excluído da competição, mas depois entrou em acordo com CBF e STJD e retornou ao campeonato. A medida abriu espaço para o Treze, quinto colocado no Campeonato Brasileiro da Série D daquele ano, que requisitou, na justiça, a vaga dos acreanos.
No ano passado, a competição atrasou em mais de um mês por causa das ações judiciais.