Inicialmente, o São Paulo minimizou a importância da Recopa Sul-americana. Mas depois da pressão que se instalou no Morumbi após o clássico contra o Corinthians, o Tricolor promete força total em busca de seu primeiro título no ano nesta quinta-feira, às 22 horas, no Morumbi, contra o badalado Boca Juniors.
”O título terá um gosto ótimo. Ganhar do Boca Juniors sempre é um acontecimento. Trata-se do melhor do time da Argentina em termos de mentalidade, estrutura. Ganhei ano passado deles no comando do Internacional e foi um delírio”, explicou o técnico Muricy Ramalho.
Por enquanto, os argentinos estão em vantagem. No jogo de ida, semana passada, em Buenos Aires, o Boca Juniors venceu de virada por 2 a 1. Mas uma simples vitória são-paulina por 1 a 0 nesta quinta-feira já é o suficiente para a taça ficar no Brasil. “Nunca podemos falar que perder uma partida é bom resultado . Mas só depende de nós e temos uma oportunidade de ouro na quinta-feira para reverter esse momento ruim”, lembrou o meia Lenilson.
Devido à qualidade do adversário, os jogadores do São Paulo esperam um confronto bastante equilibrado diante do líder do Campeonato Argentino. “Vamos jogar contra um dos melhores grupos da América do Sul. É um time de história. Existe um respeito, mas também confiamos em nosso potencial”, avisou o volante Mineiro.
Um confronto entre brasileiros e argentinos sempre é marcado por muita rivalidade. Só que Muricy Ramalho acredita em um jogo limpo diante do experimentado elenco do Boca Juniors. “Os argentinos estão perdendo essa coisa de catimba. No jogo da Argentina, não houve a pressão como acontecia na minha época de jogar. O principal é que jogam um futebol muito bonito”, analisou.
Independente da qualidade do Boca Juniors, o São Paulo se concentrou nos últimos dias em resolver seus problemas internos pela instabilidade das recentes partidas. Afinal, o final de semana também reserva uma decisão diante do Internacional, vice-líder do Campeonato Brasileiro . “Sabemos que essa semana tem dois lados. O positivo de ganhar e o negativo de perder”, comentou o atacante Thiago.
Para piorar, o São Paulo ainda tem problemas na escalação. Leandro e Aloísio estiveram no departamento médico e são dúvidas. Em relação ao empate diante do Corinthians, destaque para a volta do volante Josué, que cumpriu suspensão no Campeonato Brasileiro.
Já o Boca Juniors também está reforçado para a decisão. O lateral-direito Ibarra se recuperou de contusão e está confirmado no lugar de Calvo. A baixa fica para o meio-campista Battaglia, contundido. Mas o destaque será a despedida do técnico Alfio Basile, que fica exclusivamente com a seleção argentina. O novo comandante do time já está definido: é Ricardo Lavolpe, ex-treinador da seleção mexicana.
E para coroar a despedida, Basile aposta na quebra de um recorde: se for campeão, o Boca será proclamado o ‘Rei das Copas’. Contando Recopas, Copa Sul-americanas, Libertadores e Mundiais, o time xeneize pode chegar ao 16º título e ultrapassar Independiente, Real Madrid e Milan, que têm 15. Até por isso, a partida desta quinta-feira é vista como prioridade no Boca, tanto que no fim-de-semana Basile escalou time misto pelo Torneo Apertura.